O que é Disciplina Positiva?
Quantos problemas poderiam ser evitados a partir de um diálogo respeitoso e positivo?
Disciplina pode ser ensinada com gentileza, livre de qualquer punição, castigo ou recompensa. É com base neste pensamento que foi criada a chamada Disciplina Positiva.
A técnica já é utilizada por pais durante a criação dos seus filhos, mas muitas empresas têm adotado a mesma filosofia para criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, resultando em relacionamentos saudáveis entre os colaboradores.
O início de tudo
Pesquisas apontam que as crianças são “programadas” desde o nascimento para criarem conexões com os outros. Os estudos mostram também que as crianças que se sentem conectadas às suas famílias, escolas e comunidade, tendem a apresentar menos comportamentos inadequados.
Com base nisso, a Disciplina Positiva é baseada na conexão com o outro, priorizando a comunicação, o amor e a empatia, eliminando qualquer luta de poder, controle excessivo ou permissividade, e é colocada em prática por pais e professores durante a educação de seus filhos e alunos.
Como surgiu?
A Disciplina Positiva surgiu nos anos 20, pelos psicólogos Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, mas foi só a partir dos anos 80, com Jane Nelsen, psicóloga e educadora, que a ideia vem tomando proporções maiores e ganhando divulgação a respeito dos benefícios desta forma de relacionamento.
Inúmeros livros foram lançados desde então pela Dra. Jane Nelsen e por outros autores, como Lynn Lott e Cheryl Erwin, ensinando habilidades sociais para o público infantil.
Os estudiosos buscaram firmar um programa que fosse baseado em encorajar as crianças, adolescentes, casais e colaboradores e tornarem-se responsáveis por seus atos, de forma respeitosa e com recursos para resolverem seus problemas por toda a vida, enxergando a positividade em qualquer dificuldade a caminho.
Colaboradores motivados = melhores resultados
É quase raridade encontrar quem nunca passou por um problema de relacionamento com seus chefes e superiores nas empresas, ou até mesmo com colegas de trabalho extremamente competitivos e que, querendo ou não, dificultam a execução dos trabalhos e atividades em grupos.
Muitos gestores acreditam que precisam ser firmes com seus funcionários, a ponto de destacarem suas ideias com gritos, xingos e ameaças de demissão. A atitude pode ocasionar em resultados, mas movidos pelo medo. Os colaboradores agem, resolvem as pendências, mas em seguida ficam insatisfeitos e procuram por outra empresa que possa lhe oferecer um trabalho com um benefício indispensável: o respeito.
Ideias contrárias e expectativas diferentes sempre existirão. A diferença do exemplo acima e o que a Disciplina Positiva acredita é que o ponto de partida para a solução destes problemas parte da harmonia.
Com as ferramentas certas da Disciplina Positiva o dia se torna mais harmonioso, produtivo e prazeroso para todas as partes, gerando relacionamentos saudáveis com todos que nos cercam. Esta harmonia proposta motiva colaboradores que, consequentemente, oferecem melhores resultados para a empresa.
A Disciplina Positiva acredita que “os erros são ótimas oportunidades de aprendizagem”, portanto, é de extrema importância aprendermos observando: o outro e a nós mesmos.
Os adultos, assim como as crianças, também erram, mas podem ser ensinados e moldados a possuírem ferramentas certas para repararem seus erros e focarem em soluções, ao invés de apenas serem castigados pelo problema em si, gerando a probabilidade do mesmo acontecer outras vezes.
Viu só a importância da Disciplina Positiva nos nossos relacionamentos?
Nossa experiência prática visa processos que resultam em uma Gestão mais eficiente. Entre em contato e conheça as soluções ideais da Asas DH para a sua empresa.