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O que é um trainer?

O trainer é um profissional que auxilia e orienta pessoas no desenvolvimento de seus conhecimentos e habilidades relacionados a um determinado assunto ou objetivo pré-estabelecido.

Ele é o especialista porta-voz. Aquele que tem experiência no conteúdo e capacidade instrucional para disseminá-lo da forma mais compreensiva e didática possível.

Na tradução livre para o português trainer significa treinador, e é exatamente isso que ele faz e ele é: um treinador de pessoas. Alguém que dá suporte a outro alguém, para que esse segundo se desenvolva em uma necessidade específica.

É importante destacar que quando está conduzindo um treinamento, o trainer não é o líder da ação, ele é na verdade, o agente facilitador, responsável pela direção do processo para que os participantes foquem nos objetivos e motivos que os levaram até ali.

Quais são as competências de um bom trainer?

Um bom trainer precisa ser capaz de:

  • Envolver pessoas para que elas se estimulem a aprender.
  • Ensinar pessoas tendo como foco o propósito daquele treinamento.
  • Orientar pessoas por meio de materiais e técnicas de treinamento.
  • Moderar conversas e atividades durante o treinamento.
  • Apresentar de forma clara e objetiva o conteúdo do treinamento.
  • Acolher dúvidas e conseguir respondê-las de forma efetiva.

É imprescindível que um trainer tenha competência interpessoal, uma habilidade que o permite conduzir ou mediar interações.

Ao longo de um treinamento, muito se é discutido. Os participantes quando envolvidos, se empolgam com as discussões, o que é ótimo para o desenvolvimento de todos, mas que precisa ser administrado pelo trainer para o assunto não se perder.

Sua função é manter todas as conversas dentro do contexto para garantir que todos saiam do treinamento com a sensação satisfatória de: “eu aprendi algo novo”.

Inteligência emocional também é mais do que necessária. Afinal, diversas situações podem ocorrer, inclusive aquelas em que os ânimos se alteram, exigindo do trainer controle e firmeza para lidar com elas – principalmente dependendo do perfil do público-alvo (veremos sobre isso mais adiante).

A missão do trainer é eliminar obstáculos, resumir o abordar o conteúdo de forma prática e fomentar o espírito positivo e produtivo entre todos.

Como escolher o trainer ideal para desenvolver treinamentos na minha empresa?

Antes de tudo você precisa entender quem é o público-alvo desse treinamento e analisar se o trainer tem perfil ou capacidade para lidar com ele.

Isso quer dizer: se ele tem uma linguagem adequada ao público e se ele conseguirá abordar o assunto de uma forma a envolver todos (principalmente se o público for mais resistente).

Você se lembra quando falamos acima sobre inteligência emocional? Pois bem. Para determinados públicos ela realmente não pode faltar. Principalmente, quando estamos falando de pessoas que estão realizando um treinamento porque acontecerão mudanças dentro da empresa.

Neste caso, o conflito pode existir porque parte da equipe ou toda ela se coloca como resistente a essa mudança. E se o trainer não souber conduzir as ações de forma adequada, essa resistência atrapalhará o andamento do treinamento causando ainda mais frustrações.

Por isso, seu papel é equilibrar os ânimos, fazendo com que todos cheguem a um denominador comum e garantindo o bem-estar das pessoas presentes naquele momento de aprendizado.

A experiência desse profissional conta muito também. A Asas DH por exemplo, é uma empresa especializada em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, com metodologia própria e uma equipe qualificada e multidisciplinar para desenvolver competências e formações de excelência para líderes e times de alta performance dos mais diferentes setores

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções In Company. Leve treinamentos efetivos para sua empresa.

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