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Planejamento estratégico

Imprescindível para definir o direcionamento e controle das ações de uma empresa, o planejamento estratégico é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da organização.

Formalmente, ele se transforma em um documento utilizado como guia para o cumprimento dos objetivos do negócio.

Em essência é o ponto de apoio para o desenvolvimento duradouro da organização. As estratégias definidas no plano consideram a intenção e o propósito do negócio como um todo, destacando os seus diferenciais no mercado.

A atividade envolve líderes ou proprietários da empresa e abrange toda organização. Portanto, não é feita para auxiliar apenas um determinado departamento e sim, para auxiliar o todo.

No planejamento estratégico são definidos pontos como visão, missão, metas e objetivos. Sua ideia central é pensar e estabelecer antecipadamente o que será preciso alcançar no futuro.

Empresas que realizam um bom planejamento estratégico são capazes de maximizar seus objetivos, minimizar suas deficiências e ter como retorno mais eficiência na execução de seus projetos.

Quando o plano é bem definido e de fato colocado em prática, estratégias equivocadas são abandonadas com mais facilidade, traçando novos rumos positivos para o negócio.

Consequentemente, há mais chance de aproveitar as boas oportunidades, de formar bons times e criar resultados mais sustentáveis e lucrativos a longo prazo.

Por isso, o processo de definição do plano é tão importante quanto a sua “versão final”. Quanto mais específico e detalhado ele for, mais ele pode ser bem aproveitado.

O planejamento estratégico é um momento importante de reflexão, discussão e interação, que deve responder basicamente (ouvindo a opinião de todos os envolvidos) perguntas como:

  • Quem somos? Qual o nosso maior propósito? Qual a relevância do nosso negócio para o mercado? Afinal, aonde queremos chegar com a nossa empresa?
  • Quem são as pessoas envolvidas nesse planejamento? Como será a participação delas nas análises que traçarão nossos novos caminhos? Qual é o papel de cada uma delas na execução dessa plano?

Depois de responder a essas perguntas é hora de colher o máximo de dados possíveis e transformá-los e informações que sejam capazes de dar uma visão mais completa e complexa para a empresa.

É importante compreender os níveis de crescimento e desenvolvimento do mercado, de funcionários, concorrentes, áreas e novos nichos a explorar. Conhecer os insumos internos e externos para a realização do negócio, e ter a consciência de que cruzar os dados sobre o mercado (geral) e sobre a empresa (interno) é fundamental para a execução do planejamento estratégico.

Análise dos ambientes

A análise dos ambientes é fundamental para determinar os fatores que influenciam diretamente a organização.

Como vimos inicialmente, a equipe envolvida avalia os fatores internos da organização. Feito isso, esses fatores devem ser segmentados em pontos fortes e pontos fracos, de acordo com requisitos como:

  • Cultura organizacional;
  • Práticas funcionais;
  • Fluxo de informações;
  • Gestão financeira;
  • Controle de gestão.

Feito isso é hora de olhar externamente. Afinal, a empresa está inserida em um sistema amplo e pode ser impactada pelo entorno o qual faz parte.

As transformações externas também guiam as ações internas para que a organização possa se manter ativa e competitiva no mercado ao qual faz parte.

O estudo do ambiente externo inclui análises:

  • Demográficas;
  • Econômicas;
  • Naturais;
  • Político-legais;
  • Tecnológicas;

Bem como a compreensão do comportamento de seus clientes, concorrentes e fornecedores.

Nessa análise, a empresa destacará em seu planejamento estratégico quais são as oportunidades e ameaças encontradas para o seu negócio.

E depois do planejamento?

Depois do planejamento é preciso, sobretudo, usá-lo ao invés de esquecê-lo dentro de uma gaveta.

O planejamento deve ser monitorado sistematicamente para que a empresa não se deixe levar pelo cotidiano das urgências e realização de atividades que pouco dão sentido a sua existência e pouco colaboram para que ela se mantenha em permanência e crescimento em um mercado altamente competitivo.

Não adianta acumular números em uma folha de papel. Sejam eles bons os ruins, se não estiverem dando respostas conclusivas para a gestão do negócio e não auxiliarem a empresa na aproximação de seus maiores objetivos, então é hora de revê-los. Pois sim, um planejamento estratégico não só pode como deve ser reestruturado se necessário for.

É preciso manter o termômetro em constante medição. Estamos indo (com sucesso e efetividade) para onde gostaríamos de ir?

#Curiosidade: você sabia que o planejamento estratégico pode ser feito de diferentes formas? Inclusive com a utilização de ferramentas como a LEGO® SERIOUS PLAY®?

Conheça soluções diferentes e inovadoras na hora de executar esse importante trabalho com a sua equipe!

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