5 maneiras de desenvolver o trabalho em grupo na empresa
Uma das principais atribuições dos gestores é o exercício da coletividade e do sentimento de união entre os colaboradores. Mas incentivar o trabalho em grupo na empresa é uma tarefa árdua e contínua.
É sempre importante cultivar o relacionamento e, para isso, é bom ter em mente algumas dicas que auxiliam a manter o clima no seu setor. Confira agora 5 maneiras de estimular o trabalho em grupo:
1. Comunicar é fundamental para o trabalho em grupo
Os gestores devem dar importância ao diálogo e valorizar as ideias dos funcionários. Já não há mais espaço para aqueles chefes à moda antiga, que apenas deliberam e não levam em conta o que seus funcionários têm a dizer.
Exercite a comunicação e mantenha a porta sempre aberta para conversar com sua equipe e procurar, através do entendimento, maneiras para solucionar problemas e aprimorar a relação com cada um.
2. Tornar as decisões coletivas
Alinhada com a filosofia do diálogo aberto está a ideia da tomada de decisão coletiva. Trata-se de uma forma de englobar as opiniões de cada colaborador e refleti-las nas decisões do grupo.
Um gestor, muitas vezes, nada mais é do que o representante de seus colegas e o coordenador e fiscalizador dos processos. Ou seja, nem sempre ele tem um conhecimento absoluto que lhe permite tomar as melhores decisões sozinho. Se é esse o caso, o melhor é contar com o apoio do seu time para encontrar a melhor saída.
3. Dar feedbacks e manter a transparência
Um dos maiores erros cometidos nas empresas é o desligamento de funcionários antes que eles tenham a oportunidade de reconhecer seus erros e se empenharem em melhorar.
O feedback é importantíssimo para alinhar o trabalho e criar esse tipo de oportunidade. Lembre-se que muitas pessoas cometem erros mas procuram meios de melhorar. Também por isso o feedback é fundamental: é por meio dele que se mantém a transparência quanto à satisfação com o empenho de cada um.
4. Delegar funções e tarefas
Na hora de distribuir o trabalho, é fundamental que o gestor conheça as capacidades, talentos e limitações de cada colaborador. Dessa maneira, é possível dividir os afazeres de forma eficiente e fazer com que cada um tenha um sentimento de união no trabalho, no sentido de perceber como a contribuição individual é fundamental para o resultado de toda a equipe.
Na hora de fazer essas divisões, é sempre bom tomar cuidado para não sobrecarregar ou deixar alguém com pouco trabalho. Esses dois cenários podem atrapalhar a integração dos funcionários.
5. Dividir responsabilidades
Não há necessidade de manter o controle sobre todos os processos e tarefas executados na sua empresa. Lógico que, como todo bom gestor, é preciso acompanhar de perto. Porém, acompanhar é bem diferente de ser o responsável por tudo.
Delegar responsabilidades para cada colaborador é uma ótima maneira de transparecer a confiança depositada no trabalho dele e também um desafio útil para ver qual a capacidade do funcionário administrar situações mais complexas.
Essas são algumas dicas para auxiliar os líderes de equipe na construção de um trabalho coletivo em seu setor.
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