asasdh

Todo líder é motivador?

Se você em algum momento de sua carreira profissional já teve um líder que não era nada motivador, então você já sabe a resposta da nossa pergunta. Não, nem todo o líder é motivador.

Mas, a verdade é que o bom líder não é apenas motivador. Isso quer dizer que a liderança dele não consiste apenas em levar sempre entusiasmo para equipe, ele faz muito mais do que isso.

Para ser motivador, o líder não aplica apenas a motivação, ele detém características e ações motivadoras, o que é bem diferente. E são exatamente essas características e ações que impulsionam sua equipe a conquistar o melhor.

Ele mostra a direção, mas caminha junto

Não basta dizer aonde a equipe deve chegar, é preciso estar junto, caminhar lado a lado, pois, se houver alguma dificuldade durante o percurso, com o apoio do líder, ela poderá ser contornada mais facilmente.

Quando a equipe sente a segurança de que pode caminhar por si, mas que se algo de errado acontecer o líder estará junto, essa equipe será muito mais motivada a construir seus caminhos.

O líder que caminha junto não castiga pelo erro, ele busca entender com seus liderados o que houve de errado para que todos criem uma estratégia e encontrem a solução. E isso é extremamente motivador.

Ele é um excelente treinador

O líder que procura saber quais são os pontes fortes de cada um e quais são os pontos fracos que precisam ser melhorados, é um líder que treina sua equipe para conquistas.

Assim como acontece com um treinador de futebol, onde o líder ajuda seu atleta a desenvolver suas habilidades e fragilidades para se destacar e vencer o jogo, o mesmo pode acontecer no mundo corporativo.

Dessa forma, o líder evita frustrar pessoas ao direcioná-las para realizar atividades das quais ainda não têm habilidades o suficiente para concluir.

Essa frustração desmotiva e pode fazer com que um liderado sinta que nunca será capaz de realizar aquilo que foi pedido, quando na verdade o que lhe faltou foi preparação para tal.

Ao treinar, o líder terá conhecimento o suficiente sobre sua equipe para direcionar a pessoa certa para a atividade certa, aumentando suas chances de sucesso e motivando-a a querer chegar cada vez mais longe.

O mesmo acontece com aquele liderado que percebe que ainda não tem habilidades o suficiente, mas que seu líder está o ajudando em seu desenvolvimento profissional. Este também se sentirá motivado a realizar suas conquistas.

Ele é espelho

Não a nada mais desmotivador para uma equipe, do que ter um líder que exige, mas não faz.

Por exemplo, vamos supor que estamos falando de um tipo de negócio onde a apresentação pessoal é pré-requisito e indispensável.

Por isso, o líder exige todos os dias que as mulheres de sua equipe estejam sempre maquiadas e os homens bem arrumados, mas ele mesmo não faz isso e vai trabalhar desalinhado.

Qual a motivação que sua equipe terá para cumprir com suas exigências? Quando o líder é espelho, ele inspira sua equipe a cumprir o seu trabalho com a mesma excelência que ele cumpre.

Ele comemora conquistas, porque sabe que o trabalho de todos contribuiu para isso

Existem muitos líderes que se apropriam das conquistas de sua equipe sem ao menos comemorar junto com ela, ou parabenizar seus liderados. Que levam apenas a vitória para a diretoria e não citam quem foram aqueles que contribuíram para que isso acontecesse.

Liderados que vivem essa perspectiva não se sentem motivados a continuar realizando um bom trabalho, já que nunca terão reconhecimento por isso.

É importante comemorar junto. No mundo corporativo não há conquistas sem o trabalho em equipe e não há nada que o líder tenha que comemorar sozinho.

Quando a comemoração acontece, a equipe se sente reconhecida, e esse reconhecimento impulsiona a realização de um trabalho cada vez melhor.

A motivação vem através das ações

O bom líder pode caminhar junto, ser treinador, espelho e comemorar conquistas, e é isso que motiva.

A motivação está no cuidado com o time, na responsabilidade de também ser o melhor e entender que essa não é apenas uma tarefa da equipe, de saber que as atitudes nessa importante função podem impulsionar pessoas e também frustrá-las.

O bom líder é aquele que ajuda no desenvolvimento, que entende que ao desenvolver pessoas também se desenvolve junto, e que assim a motivação acontece em uma via de mão dupla, através das ações.

 

Você quer desenvolver a motivação como líder? Entre em contato com a Asas DH para conhecer mais os programas de coaching, treinamentos e mentoria para a liderança!

Sem comentários
Postar um comentário