asasdh

Comunicação corporativa: 5 ações para otimizá-la

Ter uma comunicação corporativa transparente é algo precioso dentro do ambiente organizacional, pois além de evitar conflitos, contribui para um clima produtivo e harmonioso entre as equipes.

Para ajudar sua empresa a alcançar a melhor comunicação interna possível, sem ruídos e que favoreça a produtividade e os seus resultados, apresentaremos 5 ações práticas no artigo de hoje. Acompanhe a leitura e confira!

1. Centralizar a divulgação de informações

Criar um mural em um lugar estratégico dentro da empresa é uma forma inteligente de centralizar anúncios e informações importantes. Seja próximo ao local do Coffee Break ou ao lado da sala de reuniões, o importante é que seja acessível a todos os colaboradores.

2. Utilizar a tecnologia na comunicação corporativa

Outra maneira de manter a equipe em contato e facilitar a comunicação interna é ter a internet como aliada. Desde chats e redes sociais para comunicação, como o Skype, até o uso de aplicativos de planejamento de projetos em conjunto, a exemplo do Trello, vale tudo, no que diz respeito a manter a equipe no mesmo direcionamento.

É importante, porém, tomar cuidado para que cada equipe não escolha um meio de comunicação diferente, pois isso acaba por fragmentar os canais comunicativos dentro da empresa, o que traria o efeito oposto ao pretendido inicialmente.

3. Adotar o hábito de dar feedback

Dar feedback é uma ação essencial para o desenvolvimento dos colaboradores. Deixá-los saber sobre suas potencialidades e fragilidades permite que eles tragam, cada vez mais, resultados satisfatórios para a empresa.

É bom lembrar que além de dar feedback é fundamental recebê-los da mesma maneira. Assim, os líderes também têm a possibilidade identificar seus erros e trabalhar na sua correção, junto aos colaboradores.

4. Organizar reuniões gerais informativas

Organizar reuniões semanais mais casuais, somente para manter as equipes informadas sobre o que acontece em cada setor, pode até parecer uma ação pouco efetiva a princípio, mas acredite: o simples ato de se preocupar em informar os colaboradores sobre o andamento dos processos e resultados da empresa, setor por setor, causa dois efeitos importantes:

  • O primeiro deles é em relação a comunicação propriamente dita, já que, dessa forma, o conflito de informações é eliminado;

  • O segundo diz respeito à motivação e produtividade, pois essa abertura de canal comunicativo ajuda a manter os colaboradores engajados com os objetivos da empresa.

5. Implantar periódicos virtuais ou impressos

Seja um jornal impresso ou periódicos distribuídos via e-mail, essa é uma maneira interessante de manter as equipes sempre antenadas sobre as últimas novidades da empresa. Se não agradar a ideia de um jornal, ela pode ser adaptada ao formato de “recados do dia” ou “recados da semana”, via e-mail.

O interessante é descobrir e implementar uma maneira de repassar informações essenciais de uma forma descontraída e, ao mesmo tempo, efetiva.

Além de facilitar a comunicação corporativa, procure criar oportunidades para que os colaboradores interajam entre si, estreitando os laços com suas equipes. Happy hours e confraternizações costumam causar um efeito positivo na comunicação e no clima organizacional, em médio e longo prazo.

Deu para notar que otimizar a comunicação corporativa é possível com ações simples, não é verdade? Se você achou este artigo útil, assine nossa newsletter e se mantenha a par de todas as novidades sobre o Desenvolvimento Humano!

Sem comentários
Postar um comentário