asasdh

Entenda a importância da cultura corporativa em uma empresa

Você certamente já começou a trabalhar em uma empresa e logo percebeu que existiam algumas “regras” cumpridas por todos, mesmo que não são expressas em cartazes pelo escritório.

Percebeu que todos lavam seus próprios utensílios de cozinha, que costumam se ajudar ou realizar reuniões semanais para deixar os colegas atualizados. Esses são apenas alguns dos fatores que integram a chamada cultura corporativa.

Mas ela é muito mais: a cultura corporativa envolve desde a etiqueta na sala do café à missão, visão e valores do negócio.

Ela é o conjunto de normas, expressas ou não, que regem o comportamento e a atuação dos profissionais dentro de uma empresa específica. E ela pode ser moldada, para o bem ou para o mal.

Para isso, é preciso um esforço conjunto e integrado de vários setores. As vantagens de investir em uma boa cultura são várias, desde a construção de um bom ambiente de trabalho até a contratação e retenção de talentos.

No post de hoje, separamos alguns dos principais benefícios de construir uma cultura organizacional positiva e como ela ajuda a sua empresa.

Um ambiente de trabalho melhor

Uma boa cultura organizacional torna o ambiente de trabalho melhor em vários aspectos. É ela que organiza, por assim dizer, as atividades e relações dentro dele.

Uma cultura organizacional forte também cria a noção de um time entre seus colaboradores: pessoas trabalhando em prol de resultados positivos para todos.

Ela contribui para que seus funcionários vistam a camisa da empresa e, com isso, trabalhem com mais engajamento e motivação.

Relacionamentos saudáveis

Nos comportamos de formas diferentes em casa, na academia, entre amigos — isso porque cada ambiente tem sua cultura e ela sempre serve para que você se adeque a ele e tenha mais facilidade em construir e manter relacionamentos.

Na empresa, não é diferente. Se você começa a lavar a sua própria xícara de café, como todos os outros, ao invés de deixá-la suja na pia, suas chances de ser bem aceito aumentam.

A cultura facilita a integração de novos membros e garante que todos mantenham um convívio amigável e respeitoso.

Recrutamento mais eficaz

Ao mesmo tempo em que ajuda a integrar e conviver, a cultura faz o papel de uma “seleção natural” dentro da empresa. Pessoas que não estiverem alinhadas com ela se sentem deslocadas, seja pelo próprio sentimento de inadequação ou pela reprovação dos colegas.

Se um profissional irresponsável entra em uma empresa onde todos são comprometidos com prazos, por exemplo, essa cultura organizacional o obrigará a mudar ou a procurar outro lugar.

Por motivos como esse, uma boa cultura organizacional ajuda você a encontrar e a reter os talentos mais alinhados com seu negócio.

Melhores resultados

Com todos trabalhando juntos, em harmonia, vestindo a camisa da empresa e alinhados com seus objetivos, os resultados só podem ser positivos!

A cultura organizacional, além de fortalecer e preservar o relacionamento e engajar seus funcionários, garante que todos desempenhem suas funções com mais eficácia. A empresa só tem a ganhar!

Como construir uma cultura corporativa?

Não é uma tarefa simples, mas a boa notícia é que há várias medidas que podem ajudar.

Uma delas é compartilhar a missão, visão e valores da sua empresa com seus funcionários e também as regras tácitas, aquelas expressas e conhecidas por todos.

Que tal colocá-las em avisos pela empresa? Você pode, por exemplo, deixar a regras de uso da cozinha em um cartaz na parede.

Outros fatores da cultura organizacional não são tão simples de compartilhar. O espírito de equipe, a predisposição em ajudar os colegas e aquele bolo que um dos funcionários traz toda sexta-feira para o café são comportamentos que devem ser fortalecidos no dia a dia, ensinados aos novos integrantes.

Deve-se elogiar bons resultados provenientes deles e interferir caso algo não esteja de acordo com os hábitos positivos cultivados na sua empresa.

Agora que você conhece melhor a cultura corporativa, que tal colocá-la em prática? Assine nossa newsletter para receber mais dicas como essas!

Sem comentários
Postar um comentário