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Sua equipe precisa de mentoring ou coaching?

As organizações têm investido cada vez mais no desenvolvimento profissional de seus colaboradores para a obtenção de melhores resultados. Algumas ferramentas que contribuem para esse desenvolvimento vêm sendo amplamente utilizadas, como é o caso do coaching e do mentoring.

Ao contrário do que muitas vezes se pensa, coaching e mentoring não significam a mesma coisa e inclusive são ferramentas que possuem muitas diferenças entre si. Apesar de ambas terem como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional, cada uma possui uma abordagem diferente.

Nesse artigo vamos apresentar as principais características do coaching empresarial e do mentoring. Quer conhecer melhor essas duas abordagens para saber de qual delas sua equipe precisa? Acompanhe o post e confira!

O que é coaching?

coaching empresarial consiste em um processo de desenvolvimento de habilidades e competências para alcançar os objetivos planejados. As sessões podem ser semanais, quinzenais ou mensais.

Em cada encontro, o coach define algumas metas em conjunto com seu cliente e estabelece prazos para a realização dessas tarefas. Essa metodologia consiste em um processo de autoconhecimento, no qual o cliente passa a ter maior consciência sobre seus valores, capacidades e aspectos que precisam ser melhorados.

Além disso, o coach, diferentemente de um mentor, não precisa atuar na mesma área que seu cliente e não tem a função de dar soluções diretas para os problemas trazidos por ele.

No caso do coaching, o objetivo é auxiliar no raciocínio do cliente, auxiliando no processo de tomada de decisão e no direcionamento de suas ações para que os objetivos profissionais ou pessoais sejam alcançados.

Entre as vantagens do processo de coaching estão a melhoria do desempenho e do relacionamento no trabalho. Além disso, o cliente passa a gerenciar melhor sua equipe e pode obter melhores resultados dentro da organização.

O que é mentoring?

O mentoring consiste em um processo de desenvolvimento que ajuda os clientes a atingirem seus objetivos mais específicos, como, por exemplo, de crescimento na carreira. Geralmente, quem procura esse tipo de ajuda tem maior clareza sobre seus objetivos e quer saber como atingir as metas planejadas.

O foco dessa metodologia é acelerar o desenvolvimento por meio de encontros nos quais o mentor aborda suas experiências na carreira, as relações de trabalho e o futuro da organização. O mentor é um profissional de alto nível e com bastante experiência na área em que dá orientações para o desenvolvimento da carreira de profissionais mais jovens.

O processo não tem um tempo específico de duração, mas existe uma sistematização dos encontros feita por quem implementa o programa. A principal vantagem do mentoring consiste no desenvolvimento de talentos internos da organização, o que diminui o índice de rotatividade na empresa.

Além disso, o programa de mentoring pode ajudar na motivação dos funcionários em relação ao seu desenvolvimento profissional e pode ser uma excelente maneira de valorizar os profissionais mais experientes, elevando a autoestima deles.

Agora que você já conhece essas duas abordagens e sabe suas principais características e objetivos, fica mais fácil verificar de qual dessas ferramentas sua equipe precisa. Muitas vezes, a combinação das duas metodologias pode resultar em resultados ainda melhores para o desenvolvimento dos colaboradores e da organização.

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