asasdh

4 dicas para você sair da zona de conforto e ser mais produtivo

img3

A maioria das pessoas tem uma área em que se sente segura, livre de incertezas e ansiedades, tanto física como emocionalmente. Essa área é o que os psicólogos costumam chamar de zona de conforto e, apesar do aconchego que costuma oferecer, ela pode ser um grande obstáculo para a produtividade e o crescimento profissional.

Para sair dessa zona de conforto, é preciso mudar atitudes e encarar o novo, em um processo que passa por uma série de medos e inseguranças. No entanto, a ascensão profissional está diretamente relacionada à capacidade de enfrentar desafios, arriscar e aumentar os limites pessoais.

Portanto, diante desse obstáculo produtivo, separamos 4 dicas que ajudarão os colaboradores da sua empresa a sair da zona de conforto. Confira!

1. Implemente o coaching de equipe

coaching é uma excelente estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional, muito utilizada  — inclusive por empresas de sucesso — como um artifício de promoção da produtividade dos colaboradores. Essa técnica usa uma metodologia estruturada e cientificamente comprovada para a motivação individual ou de grupo, a fim de ajudar cada um dos profissionais a atuarem no pico da sua capacidade.

Por isso, implementar o coaching pode ajudar a sua equipe a sair da zona de conforto e a se tornar mais produtiva, auxiliando-a a traçar objetivos e metas, além de provocar melhorias nos resultados obtidos.

2. Lance desafios periódicos para os seus colaboradores

Como já dissemos, sair da zona de conforto requer a capacidade de enfrentar desafios, certo? Por isso, nada mais efetivo no processo de saída da segurança do que oferecer desafios periódicos aos seus colaboradores, seja delegando novas responsabilidade, instigando-os a aprender algo novo ou a mudar sua rotina de trabalho, por exemplo.

Assim, ao ser desafiada, a sua equipe de colaboradores se sentirá mais motivada a enfrentar seus medos e ousar — o que é fundamental para aumentar a sua capacidade produtiva.

3. Estimule parcerias entre os seus funcionários

Promover parcerias é outro artifício excelente para sair da zona de conforto. Ao trabalhar em grupo ou em parceria com outros funcionários, é possível dividir as dificuldades de um novo desafio, fazendo com que cada um dos membros da equipe fique mais motivado a expandir os seus limites.

Além disso, realizar as tarefas em conjunto não só aumenta a sensação de segurança como torna as atividades mais agradáveis e divertidas, o que estimula os profissionais a trabalharem melhor e mais produtivamente.

4. Mantenha o foco no sucesso

Se há algo realmente efetivo para se sair da zona de conforto é a manutenção do foco no sucesso. Ao estimular os seus colaboradores a pensar positivo, é possível afastar as sensações de insegurança e ansiedade dos novos desafios profissionais, o que eleva as chances de êxito.

Para isso, você pode expor exemplos práticos de empresas ou de profissionais de sucesso, demonstrar os benefícios que poderão ser adquiridos quando os objetivos forem alcançados e ajudar os seus funcionários a traças as suas próprias metas.

Diante disso tudo, fica claro que permanecer na área de segurança é um grande entrave para a sua produtividade e para seu crescimento profissional, certo? Além disso, sair da zona de conforto pode não ser uma tarefa árdua, desde que você coloque em prática as dicas que nós trouxemos para você.

Gostou dessas dicas? E, para ajudar ainda mais nesse processo, confira também como combater o retrabalho, esse vilão da produtividade nas empresas!

Sem comentários
Postar um comentário