Coaching, uma ferramenta poderosa para sua liderança
Líderes têm encontrado cenários cada vez mais desafiadores provocados pelas constantes e intensas transformações no mundo.
Atualmente, as incertezas exigem líderes cada vez mais preparados, pois o que garantia o sucesso de ontem, hoje não garante mais
Inovação tornou-se a palavra-chave. É preciso reinventar-se a todo instante para liderar equipes compostas por diferentes gerações e alavancar empresas em um mercado tão competitivo.
Uma liderança efetiva passou a ser aquela disposta a sair da zona de conforto. Modelos prontos e muito fechados não funcionam mais ou simplesmente geram poucos resultados.
Por isso, é preciso se aperfeiçoar. Só é capaz de propor inovação, expandir ideias e gerenciar incertezas, aquele que se prepara constantemente. E uma excelente forma de fazer isso é através do autoconhecimento.
O coaching é uma ferramenta facilitadora para ajudar líderes a encontrarem suas melhores versões e até mesmo para ser aplicada por eles mesmos no cotidiano com suas equipes.
Quando o líder procura se desenvolver com o auxílio do coaching
Quando o líder procura se desenvolver, o coaching é uma excelente opção. Essa ferramenta pode ajudá-lo na melhoria e desenvolvimento de suas forças e fraquezas.
É preciso muita segurança e coragem para agir de forma assertiva e precisa com liderados e isso vem, sobretudo, através do autoconhecimento.
Permite que ele faça importantes reflexões, como: “de que forma eu posso agir para que determinada situação não se repita na minha equipe?” ou “qual a melhor forma de abordar determinado assunto com os meus liderados?”.
Com o auxílio do coaching, o líder pode desenvolver a sua confiança para os momentos difíceis de tomadas de decisão e aprender a desenvolver a sua inteligência emocional para os obstáculos diários.
Não, não existe líder perfeito, mas, o que tem sido cada vez mais solicitado pelas grandes corporações são líderes dispostos a serem cada dia melhores.
É preciso ter muito domínio de si mesmo para gerenciar uma equipe com excelência. Paciência e resiliência são mais do que necessárias.
Além de todo o mergulho nos aspectos introspectivos e pessoais, o coaching ajuda o líder a se aperfeiçoar em aspectos estratégicos e disciplinares. Como:
- Desenvolver metas reais
- Criar planos de ação
- Gerir e cumprir prazos
- Mensurar resultados
- Aprender a dar feedbacks construtivos
- Gestão do tempo
- Trabalhar com foco no resultado
Um líder capacitado e que conhece a si mesmo fica cada vez mais próximo de realizar grandes mudanças e consequentemente, conquistar grandes resultados.
Desenvolvendo equipes com o auxílio do coaching
Um bom líder não é aquele que domina apenas o conhecimento técnico, e sim, aquele que domina o conhecimento humano. Que se preocupa com pessoas.
Esse líder tem sido cada vez mais valorizado e procurado pelas grandes corporações. Hoje, um bom líder, é aquele que além de gerir seus liderados, os desenvolve. E por isso:
- Reconhece virtudes
- Exalta e potencializa qualidades
- Coloca-se à disposição, e como um ponto de apoio para ajudar sempre que preciso
- Tem a habilidade de oferecer feedbacks precisos e construtivos
- Empenha-se para compreender cada membro de sua equipe, na sua individualidade
- Promove o espírito colaborativo
Esse líder tem a consciência de que a única forma de fazer qualquer empresa alavancar é cuidando bem das pessoas que trabalham para ela.
Momentos difíceis de pressões ou estresse são comuns no cotidiano corporativo, assim como ações que não saem conforme o planejado.
Em situações assim, o líder coach estimula seus colaboradores a refletirem e apresenta alternativas para resolver os problemas e concluir as demandas.
Às vezes, essas alternativas não estão 100% definidas, mas juntos todos são capazes de construir as melhores opções.
O líder coach tem o propósito de contribuir para o aprendizado e crescimento profissional de cada colaborador do seu time, porque sabe que essa é a melhor forma de conquistar bons resultados.
É importante ressaltar que para que um líder utilize o coaching como uma ferramenta em seu trabalho, ele precisa antes de qualquer coisa, capacitar-se. Isso quer dizer, buscar formação.
Mas, enquanto isso, algumas coisas já podem ser exercitadas, como reconhecer bons trabalhos e se tornar um verdadeiro parceiro do time. Pequenas ações assim já são potencializadoras de transformações.
Às vezes a correria do dia a dia faz com que o líder se esqueça de observar sua equipe. E observar aqui não quer dizer apenas encontrar os erros, porque esses são facilmente encontrados e às vezes até mesmo julgados.
Aqui, observar significa compreender em profundidade. Será que fulano não age de determinada forma porque algo o frustra? Essas reflexões trazem importantes respostas para o líder. Uma pessoa frustrada pode modificar todo o comportamento de uma equipe.
Por isso, ter a capacidade de olhar para o time com cuidado e ver o que pode ser melhorado, já é um bom e importante primeiro passo. Depois, é preciso absorver um processo contínuo de aprimoramento e mesmo com erros e acertos, é muito possível.