asasdh

Diferentes gerações e uma liderança: aproveitando os novos desafios

A atual liderança encontrou um novo desafio: um time composto por pessoas de diferentes gerações. Se antes liderar uma equipe era uma tarefa difícil que exigia muito esforço, agora é uma tarefa que exige, acima de tudo, sabedoria.

 

Choque de gerações no mundo dos negócios

O líder que direciona os adultos maduros da geração Baby Boomer é o mesmo que gerencia as crianças que se transformaram em jovens e que chegam pouco a pouco ao mercado de trabalho da geração Z, e ainda se depara com as gerações X e Y.

Esse choque de gerações cria uma equipe multidisciplinar e um bom líder precisa ter sabedoria o suficiente para orientar cada uma dessas pessoas a desenvolverem projetos com o menor atrito entre as diferenças possível, para alcançar objetivos comuns e gerar bons resultados.

 

Valores e culturas próprios

Cada geração apresenta seus valores e culturas próprios. Um assunto mais polêmico para uma geração é mais aceitável para outra. Aquilo que era difícil de executar pelas gerações antigas, tornou-se mais fácil para as novas com o avanço da tecnologia.

O passar do tempo impulsiona as transformações e cada nova transformação faz com que as gerações tenham entendimentos diferentes das coisas, criando seus valores e culturas próprios. Essas diferenças têm muito a agregar no mercado de trabalho.

 

Cada geração tem o seu melhor

A maturidade das gerações Baby Boomer, XeY que já adquiriram experiência no mercado de trabalho têm muito a colaborar com os recém-chegados no mundo corporativo da geração Z.

Com valores e culturas próprios, nascidos em momentos diferentes, o fato é que cada geração tem o seu melhor e pode colaborar de uma maneira muito importante e construtiva para o bom desempenho da equipe. Vejamos:

1) Baby Boomers

Nascidos entre 1951 e 1964, são conhecidos por serem revolucionários. Essa geração transformadora é capaz de reestruturar e reorganizar corporações.

Independentes e extremamente focados, os Baby Boomers priorizam o trabalho, por isso, são pessoas ideais para gerir importantes tarefas e tomar decisões.

Os Baby Boomers têm muito a oferecer para auxiliar seus líderes, já que são mais maduros e certamente vivenciaram outras experiências no mundo corporativo.

Mas, ao mesmo tempo em que o líder deve saber que pode contar com a maturidade e apoio desta geração, ele também deve saber que precisa instigá-los a buscar novidades.

É preciso provocar nos Baby Boomers a sensação de “sair da zona de conforto” e buscar inovação.

2) Geração X

Entre 1965 e 1983, nascia a geração X para provocar uma ruptura com as gerações anteriores e seus paradigmas.

Diferente dos Baby Boomers, que são totalmente focados no trabalho, com a ideia de que “o trabalho é a vida”, a geração X passou a buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Esse equilíbrio não significa que a geração X dê menos importância ao trabalho, muito pelo contrário, a carreira dessa geração é marcada pelo desejo de novos desafios.

A verdade é que essa geração odeia rotina e monotonia. Por isso, o líder que se deparar com pessoas da geração X em sua equipe deve estar preparado para ser dinâmico.

Formada por autoconfiantes, o que a geração X quer no mercado de trabalho, é que sejam sempre solicitadas diferentes atividades para que cumpram com o desejo de vencer um novo desafio a cada dia.

Sem dúvida, vencer desafios engaja e motiva essa geração.

3) Geração Y

Os nascidos entre 1984 e 1990 da geração Y são os multitarefas da era globalizada.

Com conhecimento tecnológico superior as gerações anteriores, os jovens da geração Y já nasceram em meio a muita informação.

A agitação está presente não só na época em que nasceram, mas sem dúvida, no dia a dia dessas pessoas.

Profissionalmente, a geração Y necessita de reconhecimento positivo periódico e deseja que o crescimento na carreira aconteça da forma mais rápida possível.

É preciso liderar essa geração com feedbacks constantes. Eles precisam saber como estão se desempenhando no trabalho para se motivarem a alcançar resultados.

Além disso, costumam ser um pouco mais individualistas e precisam se sentir parte do time. Uma boa forma de conseguir isso é demonstrando confiança no trabalho deles e mais uma vez dizendo como estão se desempenhando.

Eles são capazes de se dedicar a diversos projetos de uma só vez e contribuem muito em qualquer equipe trazendo novas ideias.

4) Geração Z

Recém-chegados ao mercado de trabalho, pouco tempo atrás ainda eram crianças.

Nascidos entre 1990 e 2010, os desapegados da geração Z, não só nasceram em meio a muita informação como a geração Y, mas propagando informação também, afinal, são altamente tecnológicos e não abrem mão de estar sempre imersos a tecnologia.

O desapego dessa geração está nas fronteiras geográficas. São pessoas ideais para serem enviadas a viagens de trabalho.

Curiosos, adoram aprender e têm uma variedade de referências para oferecer no desenvolvimento de projetos.

É preciso adquirir estratégias para liderar com essa geração, pois com eles, não adianta impor respeito através do medo e nem ser amigo demais, a palavra-chave para liderar esses jovens é o equilíbrio.

Criando sinergia em meio a tanta diferença

Extrair o que cada uma tem de melhor e saber como agir para extrair esse melhor, cria um time forte e com muito mais aptidão para enfrentar desafios e desenvolver soluções.

Os jovens com todo esse conhecimento tecnológico e digital unidos aos que já vivenciaram diversas situações e consequentemente têm mais experiência para tomar decisões, formam um time multidisciplinar capaz de alcançar resultados mais facilmente.

A diferença entre as gerações é a chave de inovação das empresas.  Agora, o líder precisa pensar globalmente e agir pontualmente.

Com diferentes formas de pensar, os desafios podem não ser tão difíceis de serem vencidos.

Sem comentários
Postar um comentário