asasdh

Dinâmica para performance

Muitas vezes, é difícil encontrar uma forma de demonstrar para a equipe a importância de determinados assuntos e principalmente de estimular o aprendizado deles diante desses assuntos.

Você já parou para pensar, por exemplo, como falar sobre performance com o seu time? Será que compartilhar um artigo que todos leiam com o tema é o suficiente? Será que eles entenderão a mensagem?

Por esse motivo, alguns temas precisam ser trabalhados de forma prática, é necessário proporcionar a vivência para que haja o entendimento efetivo sobre o que aquilo realmente se trata.

Uma forma de incentivar e demonstrar a importância da performance para uma equipe (um assunto tão abordado ultimamente) é utilizando dinâmicas, que podem ser conduzidas por seus líderes diretos ou por áreas de apoio – como a de recursos humanos e consultorias especializadas.

Como elaborar uma dinâmica para performance efetiva

A premissa da dinâmica para performance é que ela deve ser estruturada para que um resultado seja alcançado. E aqui, a ação de alcançar o resultado pode não estar ligada a uma métrica por exemplo, mas a algo mais abstrato como conseguir identificar um ponto de dificuldade/falha dentro da equipe.

Nessa atividade, o resultado é muito particular e vai de encontro ao que é necessário melhorar dentro do time para que a performance realmente: 1. Seja desenvolvida no dia a dia, até que 2. Comece a fazer parte da rotina de modo a ser sentida naturalmente nas ações.

O facilitador de uma dinâmica assim deve a todo instante trazer o grupo para o foco de: “o que podemos fazer para alcançar x resultado? Quais são as nossas melhores estratégias? E incentivar que o máximo de assuntos possíveis sejam discutidos e abordados ao longo da atividade, até tentar “esgotar” as ideias.

É preciso ter tato e habilidade comunicativa para incentivar o pensamento fora da caixa, pois, só se pode falar de performance dentro de um grupo de pessoas, se esse grupo se esforça para pensar diferente.

Atividades como as dinâmicas ajudam exatamente nesse ponto: envolver a equipe com novas ideias. Propor um ambiente em que seja possível desconstruir pensamentos e dar abertura ao novo.

Para alcançar o tão almejado resultado e sentir que a dinâmica de fato colaborou para equipe performar ou entender a importância disso, é indispensável percorrer um caminho estratégico e mais do que necessário trazer à tona alguns pontos no decorrer na atividade. É preciso:

  • Trabalhar cultura.
  • Definir um objetivo.
  • Contar com facilitadores realmente capacitados.
  • Definir o melhor método.
  • Comunicar e engajar a todo instante.
  • Avaliar o retorno da atividade e principalmente, compartilhar com a equipe qual foi esse retorno.

De modo geral, esses pontos precisam ser trabalhados, porque eles são capazes de diminuir o impacto e até mesmo erradicar pontos cruciais que muitas vezes impedem equipes de performar. Vamos refletir, juntos!

Você já identificou dentro do seu time:

  • Fofocas?
  • Retrabalhos?
  • Pessoas incomodadas umas com as outras por retrabalhos?
  • Estresse? Sentimos de infelicidade? Insatisfação?
  • Colegas que não se suportam?
  • Reuniões longas que não levam a lugar nenhum?
  • Sensação de incompreensão, como: “meu líder não faz ideia do que passamos aqui. Ele não se importa conosco?”

Pois bem. Todos esses fatores influenciam diretamente na performance das pessoas e precisam ser trabalhados se a ideia é mudar o cenário.

A dinâmica para performance é o primeiro passo

Parte das empresas estão sempre dedicando muito tempo e esforço para tentar resolver problemas “bobos” dentro dos times, ou no pior dos casos, minimizando-os, o que tira o foco para que se dediquem a questões mais estratégicas e que gerarão resultados a longo prazo, como o trabalho da performance dentro das equipes.

Atividades como as dinâmicas são o primeiro passo rumo a implantação de novas soluções estratégicas que deem visibilidade ao incentivo da melhoria de performance, para que seja possível construir pouco a pouco uma organização mais forte e perene.

O trabalho da performance dentro das empresas estimula a cooperação e a união entre as pessoas, fatores extremamente importantes se o desejo da companhia é de ultrapassar seus competidores.

Atualmente, é necessário ir além: não é mais o suficiente pensar apenas no trabalho das pessoas, é preciso pensar em como elas trabalham individualmente e juntas. Avaliar e trabalhar a performance do todo.

Como está a performance da sua equipe? O que pode melhorar? Nós da Asas DH estamos prontos para ajudá-lo. Conheça as nossas Soluções In Company e vamos todos performar muito melhor a cada dia e juntos!

Sem comentários
Postar um comentário