asasdh

Performance e planejamento estratégico

Você consegue imaginar o que performance e planejamento estratégico têm em comum?

Pois bem. Muito mais do que você imagina!

Vamos relembrar: planejamento estratégico significa planejar com inteligência, ou seja, criar um plano para alcançar um ou mais objetivos e explorar no decorrer do processo as melhores condições para se chegar até ele(s) com o máximo de sucesso possível.

Para que o planejamento estratégico seja executado de forma ágil e proveitosa existem dois tipos de metas a serem traçadas nesse plano: as metas de performance e as metas de aprendizado. Ambas andam juntas.

Entendendo os termos

Performance é algo que você faz e o conduz a uma mudança observável pelo mundo exterior, ou seja – todos veem, está relacionada a números.

Já o aprendizado é o que você faz e o conduz a uma mudança no mundo interior e muitas vezes é resultante de uma interação com o mundo exterior. Exemplo:

  • Em dado momento da sua carreira profissional você foi promovido à líder e não estava satisfeito com a forma como estava lidando com sua equipe. Ao longo do processo, você percebeu que isso na verdade estava acontecendo porque você precisava desenvolver sua capacidade de autoliderança para poder liderar os outros e foi atrás desse aprendizado.

Diferença entre as metas

Como dissemos anteriormente, para fazer um planejamento estratégico é preciso performar bem e ter aprendizado, e tudo isso acontece através da definição das metas.

As metas de performance são o lado tangível dentro desse planejamento, elas podem ser analisadas através de métricas.

Exemplos de metas de performance:

  • Aumentar o salário ou metas e vendas em 10% antes do fim do ano.
  • Ter uma equipe mais eficaz visando os resultados x,y e z.
  • Terminar o relatório.
  • Criar um novo plano de desenvolvimento.

Já, as metas de aprendizado são:

  • Aumentar a capacidade de liderança.
  • Superar um medo de rejeição.
  • Eliminar o estresse.
  • Aumentar a capacidade de escuta.

Perceba a diferença! As metas de aprendizado não são tangíveis no exato momento em que ocorrem, ou seja, no momento do aprendizado.

No entanto, elas têm papel fundamental no alcance da performance (que é tangível), pois estão diretamente ligadas ao nosso autodesenvolvimento e para se chegar a uma boa performance, é preciso muito, muito autodesenvolvimento.

Aqui, conseguimos compreender com clareza o ponto onde ressaltamos que as metas de performance e aprendizado andam juntas.

Comece agora mesmo o seu planejamento estratégico para performar ainda mais

Seja para sua empresa ou para sua vida pessoal, o planejamento estratégico é um excelente aliado no alcance de resultados e melhorias.

A execução de um planejamento estratégico bem estruturado pode ajudá-lo a potencializar a sua performance em questões individuais e a da sua equipe durante o desenvolvimento de um projeto, por exemplo.

Você tem novos objetivos?

É incrível o quanto planejar estrategicamente está diretamente ligado ao desenvolvimento da performance.

Com esse ‘plano’ em mãos as pessoas tomam mais consciência do que precisam fazer para chegar onde desejam, e dessa forma, seus passos se tornam mais calculados e consequentemente mais certeiros.

O planejamento estratégico é uma forma excelente de melhorar a performance e consequentemente aperfeiçoar diferentes competências, chegando mais próximo do que se deseja e inclusive, a lugares ainda melhores, pois habilidades serão treinadas.

A Asas DH que desde sempre não só apoia como oferece diferentes soluções para o desenvolvimento humano possui uma gama de Soluções In Company e Mentorias para te ajudar a pensar em um planejamento estratégico e formas de melhorar a performance, seja dentro da sua empresa ou para sua vida. Conte conosco!

Sem comentários
Postar um comentário