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Dinâmicas com gamification

Existem diversas formas de aplicar o gamification ou gamificação em dinâmicas. Por ser uma estratégia flexível e adaptável basta entender alguns pontos para começar a desenhar o conceito da atividade.

Perceba que dissemos que é preciso entender esses pontos e portanto, a melhor forma de fazer isso é através da reflexão, ou seja, de questionamentos capazes de auxiliar na construção de uma estrutura com base sólida. Sendo assim, use perguntas como:

  • Qual é o público-alvo? Essas pessoas têm que idade? Pertencem a que cargo? Têm qual nível de escolaridade? São pessoas mais abertas a desenvolver atividades práticas ou há uma restrição?
  • Qual é o objetivo da ação? Desenvolver habilidades? Fixar o conteúdo de algum material que auxilia essas pessoas em suas tarefas diárias? Integrar a equipe?
  • Quais são os recursos disponíveis para realizar dessa ação? Um auditório? Área externa da empresa? Uma sala pequena? Papel? Caneta?
  • Quanto tempo há para realização da atividade? Ela será como uma pílula de aprendizagem e terá poucos minutos? Será utilizada na abertura/fechamento de uma reunião?

Esses questionamentos e outros que você achar necessários, auxiliam a pensar qual é a dinâmica mais efetiva para o momento.

As dinâmicas com o uso da gamificação permitem que os acertos sejam instantemente recompensados com congratulações, e que os erros sejam sentidos com a perda de pontos, facilitando a visualização do que precisa ser feito e quais estratégias precisam ser repensadas para que se alcance o objetivo.

Esse processo facilita a evolução de quem está vivenciando a dinâmica, pois deixa essa pessoa mais atenta aos obstáculos e mais determinada a superá-los. Assim, ela entende o que precisa melhorar e quais são os seus pontos fortes.

Não há forma mais eficiente de ensinar algo, do que permitir que a própria pessoa reconheça o que está certo, errado, o que precisa ser mudado e como mudar isso.

Veja agora 3 exemplos de dinâmicas com o uso do gamification.

Dinâmica “quebra gelo”

Esse estilo de dinâmica é ideal para o começo de eventos, treinamentos e até mesmo entrevistas. Momento em que as pessoas ainda estão tímidas e precisam se soltar para que tudo flua de forma leve e integrativa.

Uma excelente opção de dinâmica quebra gelo com o uso do gamification é desenvolver uma forma de as pessoas se apresentarem de forma descontraída. Afinal, falar de si mesmo ainda é uma grande dificuldade para muita gente.

Para realizar uma dinâmica quebra gelo com o uso da gamificação imprima cartas com imagens de paisagens/objetos/situações e peça para que a pessoa escolha a carta com a qual mais se identifica.

Depois, peça para que ela fale o porquê se identifica tanto com aquela carta e pouco a pouco você perceberá que a pessoa conseguiu encontrar uma nova forma para falar de si mesma: utilizando metáforas.

Se estiver em grupo, você pode pedir para que todos votem na melhor apresentação e depois, presentear a pessoa com um simples bom bom. Isso vale também se estiver sozinho com a pessoa. Essa ação demonstra reconhecimento pelo o que ela fez e o aproxima de uma pessoa ou cria a conexão entre várias.

Dinâmica de feedback

Muito se fala em feedback e ele ainda é um algo que algumas lideranças deixam a desejar, muitas vezes inclusive, por dificuldade em saber qual é a melhor forma de fazê-lo.

Por isso, dinâmicas de feedbacks são ideais para treinamentos de lideranças.

Uma maneira de ensinar líderes a realizarem feedbacks de forma efetiva é objetificando ideias, ou seja, fazendo com que eles falem de coisas e não de pessoas. Você pode utilizar a metodologia da LEGO® SERIOUS PLAY® para essa dinâmica.

Dê aos líderes uma situação problema e peça para que eles criem uma solução capaz de erradicar esse problema utilizando as peças da Lego, dentro do período de 10 minutos.

Em seguida, solicite que cada um comente sobre a sua solução dizendo qual foi a maior dificuldade que encontrou ao criá-la.

Depois, peça para que eles comentem sobre a solução desenvolvida por seus colegas apontando o porquê ela poderia dar certo ou o porquê não daria.

Ao final, proponha que eles votem na melhor solução e premie e grande vencedor.

Faça um desfecho da atividade, provocando os líderes a entenderem o quanto foi difícil falar sobre a solução de seus colegas e que estratégia eles usaram para falar se ela daria certo ou errado, de forma a não gerar nenhum desconforto negativo, mas sim, apenas cumprir os requisitos de mostrar a todos qual a solução mais eficiente.

Assim, eles entenderão ou menos terão diversos insights sobre o que precisam fazer para dar feedbacks efetivos e construtivos a pessoas também.

Dinâmica para desenvolver o conhecimento

Esse estilo de dinâmica é ideal antes de começar um dia de trabalho e para a capacitação de vendedores, sejam eles vendedores de produtos ou serviços.

Aqui, o objetivo é que eles pratiquem o conhecimento sobre aquilo que vendem, para que se sintam mais seguros e consequentemente melhorem suas argumentações no momento em que estiverem em contato com o cliente.

Para praticar essa atividade o ideal é estar em grupo, assim a troca de conhecimento será ainda maior e você é capaz de desenvolver o espírito de colaboração entre as pessoas da equipe.

Vamos ao exemplo!

Suponha que você tem uma farmácia e deseja aumentar a venda de um determinado grupo de produtos dermocosméticos, pois eles são excelentes potencializadores de receita. Então, o seu desafio é treinar os vendedores para:

  1. Oferecem o produto ao cliente de forma efetiva, criando oportunidades de venda.
  2. Saberem os benefícios de cada produto para garantirem uma argumentação vendedora e vencedora.

O nome do jogo pode ser: “saiba tudo e venda mais”.

Separe os seus vendedores em duas equipes e crie uma disputa entre elas.

Para isso, estabeleça critérios. Você deve saber qual o conhecimento necessário para os dois pontos pré-estabelecidos acima.

Crie uma planilha: você precisa ter uma coluna com esses critérios escritos e outra com “pontos”.

Peça para que os grupos criem uma demonstração de atendimento contemplando os dois pontos pré-estabelecidos por você. Ao longo da demonstração, vá preenchendo os pontos.

No final, faça à somatória e descubra qual foi o time vencedor. Comunique isso e dê feedbacks.

Se o time “A” venceu diga que ele venceu porque cumpriu “x” critérios e comunique ao time “B” o que faltou em sua simulação de venda para que ele fosse o vencedor.

Essa é a parte mais importante do jogo. Porque assim, eles entenderão quais são os conhecimentos necessários que precisam ter para estarem 100% alinhados aos seus critérios.

Você pode presentear o time vencedor com algo simples, ou pode criar uma série de jogos e fazer com que esse primeiro garanta apenas mais pontos para uma disputa final.

Criar disputas entre vendedores funciona muito, já que eles têm um perfil de competição muito mais aguçado do que diversos outros profissionais. Vendedores se estimulam por bater metas e conquistar algo em troca por elas. Desenvolver um jogo e dar pontos ou premiações por acertos é fazer exatamente isso.

Quer desenvolver dinâmicas na sua empresa com o uso do gamification? Entre em contato conosco e conheça nossos treinamentos In Company.

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