asasdh

O que é gamification?

Gamification ou gamificação é a estratégia que permite que os mecanismos, conceitos e dinâmicas dos jogos sejam aplicados com o objetivo de colaborar com a capacitação e engajamento de pessoas de diferentes idades e perfis.

Atualmente, o gamification tem sido utilizado nas escolas, na aproximação de marcas com seus consumidores e nas universidades corporativas de diversas empresas com a intenção de estimular o alcance de metas em qualquer contexto pré-estabelecido.

Você com certeza já conhece esse conceito há muito tempo. Lembra-se quando assistia os quadros de programas de TV que faziam perguntas e premiavam de acordo com a quantidade de respostas corretas?

E o seu cartão de crédito? Ele te oferece programa de milhas? Quantas compras você deve fazer para acumular pontos e conseguir revertê-los em passagens áreas?

Saiba que tudo isso é gamification.

Dentro do departamento de recursos humanos, por exemplo, o gamification tem sido muito utilizado quando o assunto é aprendizagem e envolvimento exponencial dos colaboradores para realização de suas atividades diárias.

Por meio do gamification, áreas como a de treinamentos e desenvolvimento de profissionais têm conseguido potencializar a vontade de as pessoas se dedicarem mais as tarefas e desafios que cada situação exige.

O ponto mais interessante da gamificação não é apenas utilizar games para treinamentos, pois o conceito vai muito além disso: é aplicar  os mecanismos dos jogos em universos diferentes a de um tabuleiro ou videogame, por exemplo, para tornar outros aspectos da vida estimulantes, como acontece quando estamos jogando.

Apesar de o cenário proposto ser lúdico, provocando a imaginação, a “brincadeira” traz uma metodologia utilizada de forma intencional, e por isso, só tem efetividade quando está alinhada aos objetivos presentes no planejamento empresarial.

Nas organizações que usam a gamificação de forma estratégica, ela nunca representa apenas jogar. Mas sim, propor que todos tenham mais foco e energia para que alcancem os resultados de suas realidades.

Com o gamification, sempre há um objetivo a ser alcançado, regras a serem seguidas e um caminho a ser percorrido para se chegar até o objetivo. E o ideal é que em cada etapa desse caminho, haja um aprendizado. Mesmo que ele seja: “você não conseguiu desta vez, tente novamente”.

Com isso, o raciocínio lógico é desenvolvido, a determinação, e consequentemente, a produtividade aumentam.

O segredo do gamification

O grande segredo do gamification é que ele instiga duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade.

Por isso, dentro do contexto empresarial é uma estratégia que pode ajudar no desenvolvimento de pessoas de diferentes cargos.

Além disso, a gamificação é uma proposta muito flexível, basta entender o público, o objetivo da ação e então desenvolver a estrutura do jogo. Assim, ele pode ir do mais básico ao mais avançado.

E em qualquer circunstância, os participantes recebem recompensas pela realização de tarefas pré-determinadas que podem ser medalhas (virtuais ou não), “badges” e outros. Dessa forma, a vontade de cumprir o desafio e vencer o game aumentam o foco.

Vantagens do gamification para o aprendizado dos colaboradores

Como dissemos acima, a gamificação tem sido muito utilizada pelas áreas de recursos humanos, treinamento e desenvolvimento, com o objetivo de capacitar profissionais.

Isso porque, jogos proporcionam feedbacks constantes. E sendo assim, o colaborador consegue entender se está no caminho certo para alcançar o seu objetivo ou se precisa mudar sua estratégica.

Fica mais fácil de visualizar onde está o erro e automaticamente, ele entende como pode acertar da próxima vez, fazendo com que o seu processo de aprendizagem seja mais efetivo.

Outro ponto a se destacar é o da superação. Com a gamificação o colaborador entende que precisa se superar a cada novo momento para finalizar o desafio proposto e alcançar o seu objetivo.

Assim, ele dá o máximo de si, visto que essa jornada exige o uso e o domínio de suas habilidades mais extremas. Quando ele mesmo entende que se supera, vencer se torna ainda mais prazeroso. Afinal, não há nada mais motivador do que a sensação de superação, não é mesmo?

Você já está pensando em formas de aplicar a gamificação na sua empresa? Gostaria de saber mais sobre?

A Asas DH oferece diversos treimentos que trazem o conceito do gamification, consultoria e soluções personalizadas, de acordo com as necessidades do seu negócio. Vamos começar esse processo juntos? Estamos à sua disposição!

No texto “dinâmicas com gamification” você aprenderá como colocar essa estratégia em prática, acompanhe!

Sem comentários
Postar um comentário