asasdh

Gestão de equipes: o que os bons gerentes têm em comum?

Os gestores possuem um papel muito importante nas empresas e que vai além do crescimento financeiro que proporcionam. Eles também são responsáveis por descobrir e desenvolver talentos, o que representa a renovação da empresa e o diferencial competitivo e interfere diretamente na imagem da organização.

Quer saber qual é a melhor maneira de desenvolver a sua equipe? Então confira o nosso post de hoje e se inspire com características que os bons gerentes têm em comum na gestão de equipes!

São bons comunicadores

A comunicação é a base para um bom relacionamento com a equipe. Quando os gestores se relacionam de maneira saudável com os seus colaboradores, a empresa passa a contar com uma equipe unida, que tem liberdade para sugerir melhorias e motivação para crescer.

É fundamental que o gestor comunique-se com clareza e esteja atento ao tom de voz e a postura durante a sua fala, pois esses detalhes têm forte influência na forma com que os colaboradores recebem a mensagem.

São produtivos e focados em resultados

O maior foco das empresas é conseguir que os colaboradores sejam produtivos e focados nas metas para atingir o resultado e o lucro esperado. Para conseguir motivar a sua equipe e reforçar a cultura orientada nos resultados, os gestores devem liderar pelo exemplo e estar sempre engajados em seus projetos.

Quando o gestor passa para a equipe uma mensagem contrária, os colaboradores não se sentem motivados a buscar os próprios resultados para que o gestor fique com o crédito por um trabalho que não foi executado por ele.

São referência técnica

Para conseguir exercer influência sobre a equipe e ser visto como um líder, o gestor precisa entender todos os processos que dizem respeito à sua área de atuação, deve saber agir para passar as orientações corretas e ter capacidade de transmitir o que sabe para os funcionários.

Esse conhecimento também permite que o gestor identifique de forma mais precisa quais são os pontos a serem melhorados nos procedimentos operacionais e facilita o desenvolvimento dos planos de ação.

Delegam funções

Os colaboradores se sentem mais motivados quando possuem autonomia para desenvolver o seu trabalho e entendem melhor qual é o seu papel no crescimento da organização. Além disso, a delegação de funções permite que o gestor tenha uma equipe completa e menos dependente da sua atuação.

Isso faz com que o líder de equipe consiga realizar melhor a sua gestão de tempo e, consequentemente, buscar os melhores resultados em seu setor.

Ajudam na carreira dos colaboradores

Funcionários motivados buscam sempre por crescimento na carreira e pelo aperfeiçoamento de suas próprias habilidades. Contudo, se o colaborador não sabe como planejar o seu crescimento e sente que o seu esforço não está trazendo resultados, é hora de o gestor agir com liderança, prevenindo a perda de um funcionário.

Para evitar que o colaborador se sinta desmotivado, é fundamental que as reuniões individuais sejam priorizadas na rotina do bom gerente. Deve fazer parte do planejamento de carreira o entendimento, por parte do líder, em relação às necessidades e expectativas do colaborador. Assim, o gerente age como coaching e passa a contar com uma equipe que busca crescimento e desenvolvimento profissional contínuo.

Gostou das nossas dicas? Então nos siga nas redes sociais — conheça todas elas clicando nos botões à direita da tela — e aproveite todo o nosso conteúdo para melhorar a sua gestão de equipes e se tornar um bom profissional!

Sem comentários
Postar um comentário