asasdh

Importância do recrutamento correto: saiba como fazer cada etapa

O crescimento de um negócio depende de uma série de fatores, dentre eles, o aprimoramento das capacidades de seus colaboradores. E para conseguir esse resultado, todo negócio precisa, em algum momento, contratar novos profissionais. Daí vem a importância do recrutamento eficiente dentro da empresa.

A princípio, o processo pode ser tão simples quanto anunciar uma vaga e esperar que alguém se candidate. Porém, se você busca adquirir mais talentos para alavancar o desempenho do negócio, vai precisar refinar seus procedimentos de recrutamento.

Ao melhorar o desempenho em cada etapa, você pode encontrar colaboradores muito mais produtivos com menor esforço. Para te ajudar um pouco com essa tarefa, trouxemos aqui 4 pontos de destaque para você aprimorar seu processo de seleção. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Estabeleça critérios e um perfil para a vaga

Parte da importância do recrutamento para o negócio é relacionada à compatibilidade entre candidato e vaga — não apenas em questão de exigências curriculares, mas também no perfil de profissional desejado. Estabelecer essas exigências de antemão faz toda a diferença na hora de elaborar testes e avaliar candidatos.

Antes de iniciar o processo, fale com o gestor que solicitou a contratação. Ele poderá oferecer mais orientações sobre o tipo e nível de formação mais adequado e quais habilidades são exigidas. Boa comunicação interpessoal, alta disciplina, criatividade etc. Quanto mais dados você tiver, melhor.

2. Considere o recrutamento interno

Antes de pensar em anunciar uma vaga na internet, pare e reflita sobre os profissionais que você já possui. É bem provável que alguns daqueles em cargos menos especializados, como assistente, secretários e manutenção, estejam aguardando uma oportunidade para buscar outras funções.

Promovê-los custa menos do que buscar novos colaboradores, sem falar que estes já são mais fiéis à empresa. Por isso, antes de ir diretamente para o recrutamento externo, pense em abrir a vaga para o público interno. No máximo, você terá uma seleção mista entre interno e externo — e, assim, mais chances de encontrar o candidato ideal.

3. Use dinâmicas de grupo

Outro ponto de importância do recrutamento e seleção é entender como os candidatos se comportam diante de outras pessoas.

É provável que o cargo demande trabalho de equipe, boa comunicação e flexibilidade. Se alguém não for capaz de demonstrar essas habilidades em um pequeno teste, provavelmente não está preparado para esse tipo de trabalho.

Além disso, uma dinâmica de grupo também ajuda a destacar perfis de liderança, que são altamente valiosos em qualquer organização.

4. Faça entrevistas individuais

Essa parte é dividida em duas subetapas. Primeiro, organize uma entrevista do candidato com os profissionais do RH da empresa, ajudando a filtrar e confirmar os dados coletados nas dinâmicas de grupo.

Em seguida, deve acontecer uma entrevista diretamente com o gestor responsável pelo cargo, que vai conferir alguns pontos mais específicos da função. Dessa forma, é possível selecionar apenas os melhores candidatos para a entrevista final e, assim, acelerar o processo de seleção.

Sabendo da importância do recrutamento eficiente, você já deve entender como é importante investir nesse ponto. Com isso em mente, que tal buscar maior capacitação para seus profissionais de seleção? Entre em contato com a Asas Desenvolvimento Humano e veja como nossos cursos de capacitação podem alavancar seus processos!

Sem comentários
Postar um comentário