asasdh

Modelo híbrido de trabalho humanizado

O modelo de trabalho híbrido veio para ficar e devem focar a atração e a retenção de talentos. Assim, a produtividade e o alcance dos objetivos serão mantidos. Veja o que fazer para manter e motivar colaboradores no modelo hibrido de trabalho humanizado.

Não é só um clichê – “esse modelo veio para ficar”. Afinal, as vantagens são imensas e variadas, o que precisamos fazer é nos adaptar de uma vez por todas e humanizar cada vez mais o processo.

Entre as principais vantagens do modelo híbrido estão:

– Flexibilidade;

– Produtividade na era do trabalho híbrido;

– Redução de custos;

– Qualidade de vida aos colaboradores.

Perceba que entre esses principais benefícios as empresas não precisaram investir nada ou quase nada, pois são derivados do próprio modelo de trabalho.

modelo híbrido de trabalho requer uma convivência humanizada ao colaborador

Isso porque o colaborador espera mais do que ter os seus problemas resolvidos. Ele deseja ter uma boa experiência na empresa para crescer e evoluir juntos.

É nesse cenário que o modelo híbrido de trabalho humanizado tem conquistado cada vez mais espaço dentro das organizações, já que, se implantado com sucesso, é capaz de contribuir para o fortalecimento de ambas partes, o que é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio.

O que significa modelo hibrido de trabalho humanizado?

Podemos entender como modelo hibrido de trabalho humanizado o processo em que o colaborador, tem as suas necessidades básicas de convivência atendidas com sucesso, ao mesmo tempo em que a abordagem acontece com empatia e foco na resolução de problemas.

Assim, ao aliar os desejos dos colaboradores com atividades e respostas precisas de uma gestão mais humana, é possível estabelecer uma conexão mais próxima com o colaborador, o que ajuda nos processos de comunicação.

Isso é essencial para construir um conteúdo interativo contribuindo para identificar as melhores soluções para os colaboradores.

Com isso, é possível proporcionar uma melhor experiência, e a empresa, além de aumentar as chances de retenção de talentos, também tem a oportunidade de criar verdadeiros defensores de suas marcas.

Leia a seguir, o que a rede de coworking BeerOrCoffee, https:// publicou em um de seus artigos, sobre duas grandes empresas, que já humanizaram o trabalho hibrido. 

Flexibilidade total como uma das estratégias de trabalho híbrido

Culture Trip tem um nome bacana, em português “Cultura de Viagem”. Entretanto, estabelecia somente o trabalho presencial até a chegada da pandemia. Depois disso, veio a necessidade do isolamento social, o que fez a empresa aplicar uma pesquisa para saber como seria a estratégia de trabalho híbrido no retorno ao escritório.

O estudo indicou que 94% dos colaboradores gostariam de manter a flexibilidade no trabalho no futuro. Com isso, foi lançada a política Feel Good Flex. A partir dela, o colaborador pode literalmente exercer suas atividades de qualquer lugar e a qualquer momento.

Até aqui, parece tudo normal. Mas não é. O mesmo profissional pode trabalhar no escritório em um dia, em um café ou coworking no outro e em casa no restante da semana. Ou ficar todo o tempo em casa. Ou, ainda, optar por só ficar na empresa. Aliás, pode até mesmo estar em mais de um lugar no mesmo dia.

Assim, a flexibilidade é realmente total. Isso porque a empresa já valorizava esse aspecto, apesar de ser muito centrada no trabalho presencial antes da pandemia.

Oferta de subsídios para o trabalho híbrido

Poucas empresas se preocuparam com o bem-estar dos colaboradores no home office. O iFood se destacou e, logo no começo da pandemia, a empresa reservou uma verba para que todos pudessem montar o seu cantinho de trabalho em casa. Além disso, luz e internet passaram a ser subsidiados.

A medida foi tomada devido à importância das tecnologias para os trabalhadores remotos. Ainda teve mais. A empresa aderiu ao OfficePass, do BeerOrCoffee. Ou seja, fez uma assinatura mensal para que todos os colaboradores pudessem utilizar os coworkings da rede. Assim, foi possível utilizar espaços compartilhados em mais de 160 cidades do Brasil, e alguns espaços em Portugal também. 

Esse cenário fez com que muitos profissionais voltassem às suas cidades de origem para ficarem mais perto da família e de uma vida mais tranquila. Essa movimentação foi crucial para garantir a saúde mental dos colaboradores. 

“Tivemos um preparo muito grande e intenso para lidar com todos de forma individual. Como a pessoa está de saúde, como está seu emocional e como está seu ambiente de trabalho”, reforçou a People OPS — Benefits Management, Vanessa Zietlow.

Agora, a empresa ainda adota outras estratégias de trabalho híbrido relevantes. Por exemplo, uma reunião com as equipes de trabalho híbrido é realizada a cada 15 dias. Nesse encontro, um voucher é oferecido para que a pessoa peça algo pelo iFood. Assim, é feito um happy hour.

Ainda existem outros encontros interativos. Todos servem para fomentar a cultura organizacional com todos os seus valores e princípios.

Além das baias e das paredes

Nós da Asas acreditamos em: Medir Resultados da Entrega. E é este modelo que trabalhamos com nossos clientes.

Com os colaboradores cientes dos resultados a serem entregues e com a gestão alinhada com o desenvolvimento e acompanhamento desses resultados – afinal, o que não é medido, não é gerenciado

Ao contrário do que alguns pensam, os colaboradores gostam de saber que estão com gestores que os acompanhem, ajudem e os incentivem a alcançarem resultados.

Existem várias ferramentas gratuitas no mercado que podem nos ajudar a medir resultados e principalmente nos ajudar a humanizar o relacionamento a distancia, como:

Trello

Trello é um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas que segue o método “kanban”, muito usado no desenvolvimento com Scrum. Ele permite a criação de diversos quadros, nos quais podemos criar quantas colunas quisermos. O plano básico é gratuito. 

Check-list Defina um check-list básico às segundas, em uma reunião rápida de 10 minutos, dos pontos principais que você precisa que o colaborador atinja. O Trello pode ajudar no modelo de check-list, mas pode ser feito manualmente em uma planilha de world e depois vá aperfeiçoando conforme os resultados a serem atingidos. Lembre-se: o importante é fazer para medir e depois ajuste conforme insights e necessidades. 

MindMeister

Software líder de mapeamento mental on-line. Milhões de usuários realizam brainstorms e trabalham em mapas mentais de forma colaborativa. O plano básico é gratuito.

Youtube: Crie sua conta no Youtube e faça vídeo aulas para ajudar sua equipe e/ou amigos e clientes. Você pode criar play lists dentro de sua conta e autorizar somente os grupos que quer compartilhar. 

Pode ser usado em modo “não listado” para que apenas as pessoas com o link tenham acesso ao conteúdo gravado – aqui você pode fazer todo processo de onboarding de sua empresa, padronizar os treinamentos das atividades dos colaboradores (imagine a economia de tempo e esforço em um processo de onboarding de boas vindas e ainda ser treinado no próprio onboarding), vídeos interativos com a equipe (uma vez por semana um colaborador poderá gravar um pequeno vídeo de uma curiosidade sobre ele) e muitos outros…

Blog: Existem várias ferramentas disponíveis gratuitas. É só pesquisar qual é mais adequada a você e sua empresa. Crie seu blog e abasteça-o, com a ajuda dos colaboradores, com histórias e artigos sobre a trajetória e conteúdos da empresa.

TED: Indique palestras para os colaboradores assistirem do TED.com – Escolha os temas que conecte com a empresa e uma vez por semana, reserve 15 minutos para discutir o tema com a equipe. 

Calendly – calendly.com – versão básica gratuita – Agenda para compartilhar – crie um link de sua agenda e compartilhe para que as próprias pessoas vejam sua disponibilidade e marquem horários com você  

Ferramentas para humanizar é que não faltam, agora é mãos a obra para integrar e humanizar cada dia mais sua equipe, para sua empresa voar cada vez mais alto. 

Aonde você quer chegar? Agora você tem Asas. 

Sem comentários
Postar um comentário