asasdh

Oportunidades no Desemprego

maxresdefault

Tenho encontrado várias pessoas reclamando do desemprego. Reclamam que não conseguem recolocação, que os processos de seleção de que participam estão cada vez mais exigentes, que a crise está cada dia pior, que o país está falido etc…

Normalmente, pergunto o que essa pessoa está fazendo de diferente e a resposta que mais recebo é que ela não tem condições de fazer algo diferente porque está sem dinheiro para algum curso de especialização, ou para estudar inglês, ou outra desculpa parecida.

Estando ou não desempregado, quero elencar algumas alternativas e levantar algumas questões para você refletir e aproveitar melhor seu desemprego.

Como você está procurando recolocação?

Está fazendo algo diferente ou está apenas no modo tradicional de pedir para seus amigos indicarem seu currículo, ou pedir no Linkedin e sites de recolocação?

Vou dar uma dica pessoal: em vez de pedirem indicação no Linkedin, se ofereça para ajudar em algo.

Como está seu conhecimento sobre sua área? Como está o mercado para sua área? Você está aproveitando para se aperfeiçoar? Ler livros e artigos a respeito, ver cursos gratuitos no Youtube, no Google? Hoje temos muitos recursos na internet, não tem mais desculpa de que você não tem dinheiro para aperfeiçoamento.

Como você está cuidando da sua imagem? Está aproveitando o tempo livre para fazer exercícios? Jamais descuide da sua imagem. Acordar cedo, tomar banho, caminhar, fazer exercícios ao lar livre é revigorante e nos dá mais energia e criatividade para ter melhores ideias.

Já que está com tempo livre, você oferece ajuda a alguém?

Sabia que há igrejas que precisam desesperadamente de alguém na sua área que seja voluntário por uma ou duas horas por semana?

Sabia que existem ONGs e institutos que precisam de você para dar uma aula por mês sobre suas experiências, ou então ajudar em outras áreas, como cozinhar, contar histórias ou organizar a biblioteca deles?

E aquele amigo que tem uma pequena empresa? Você se oferece para ajudá-lo sem custo algum? Apenas para você exercitar sua mente e ajudar um amigo em época de crise?Em vez de pedir indicação no Linkedin, ofereça-se para ajudar em algo.

Você pesquisou quais são as áreas que estão em crescimento no país?

Eu conheço algumas áreas que precisam desesperadamente de pessoas. A área de marketing digital, marketing de conteúdo, correção de textos, tradução e alguns setores de TI.

Se seu inglês é bom, se ofereça nas suas redes sociais para traduzir textos.

Se seu português é bom, anuncie isto e corrija textos de pessoas que pagam para corrigir. Se não é bom, há cursos on-line, excelentes, que ensinam redação. Aprenda!

Já ouviu falar em marketing digital? Sabia que já são mais de 100 milhões de usuários no Brasil utilizando a internet e que o futuro está no marketing digital?

Também existem vários cursos grátis on-line de empreendedorismo digital. Pesquise, estude e faça uma renda extra.

Já ouviu falar em assistente on-line? Você pode, a distância, ajudar pessoas a resolver problemas simples, como na digitação de um documento, montar uma festa de aniversário para o filho. E tudo de casa, com seu computador ou até com um computador emprestado.

Não esqueça que e-mail, redes sociais, Skype e outras diversas ferramentas são grátis.

Escolha uma área e comece a se oferecer para ajudar as pessoas a resolver problemas.
Crie cases e depois comece a cobrar valores simbólicos, para ajudá-lo nas despesas.

Existem empresas que precisam de assistentes que façam cotações, que ajudem a selecionar currículos, dentre outras funções, que não têm condições de contratar pessoas em tempo integral.

E muitas pessoas físicas que estão bem empregadas e são bem remuneradas precisam de pessoas para resolver pequenos assuntos que tomam o tempo delas, como, por exemplo, cotar festas de aniversário ou resolver pequenos problemas da casa, como comprar lâmpadas ou outras utilidades pela internet.

Já parou para pensar no que você realmente tem habilidade para fazer? Conheço uma executiva que ficou desempregada e adora cozinhar. Fez um curso on-line de brigadeiros gourmet e começou a comercializar com as vizinhas do prédio. Depois de seis meses ela já tem uma renda de 80% em relação ao último salário dela.

Existem cursos on-line até para consertar máquina de lavar.

Invista na sua habilidade pessoal e faça por prazer. O dinheiro virá consequentemente.

Eu poderia ficar escrevendo, várias outras opções aqui. Apenas dei algumas sugestões que já vi funcionar com várias pessoas. As opções são infinitas, ative sua criatividade!

O que você não pode é ficar reclamando do mundo, colocando a culpa em todos e em tudo. Isso não vai leva-lo a lugar algum.

Toda vez que for reclamar, troque a reclamação por uma sugestão de melhoria.
Faça diferente e com honestidade, disciplina e força de vontade você chega aonde quiser.

Trabalho e esforço são características naturais e gratuitas!

Costumo dizer que precisamos de líderes em momentos de caos. Se quiser ser bem-sucedido, procure o caos.

E Luiza Helena diz praticamente a mesma coisa:
“O Magazine Luiza sempre cresceu em crise. Quando não tem crise eu fico preocupada.”
Luiza Trajano – CEO das lojas Magazine Luiza

Boas ideias, bom trabalho, em frente e avante.

Sem comentários
Postar um comentário