asasdh

Qual o benefício da diferença de idade nas empresas

Desde a revolução industrial a existência da diferença de idade nas empresas é um fato corriqueiro. Nas últimas décadas, esta situação se acentuou com a crescente inserção das novas gerações no ambiente empresarial. Paralelo a isto, o aumento da expectativa de vida possibilitou que pessoas mais experientes se mantivessem em atividade por mais tempo.

Abstraindo do momento atual, em que temos uma recessão muito forte com um alto nível de desemprego, a tendência é que cada vez mais exista um convívio de várias gerações em um mesmo ambiente de trabalho. E isto pode ser muito benéfico para as empresas e também para os próprios colaboradores!

Neste post, você encontrará alguns benefícios de se trabalhar com várias gerações e também algumas dicas de como administrar a diferença de idade nas empresas. Confira!

As gerações produtivas atuais

Atualmente, temos 4 gerações convivendo intensamente no ambiente de trabalho. São elas:

  • nascidos antes de 1945;
  • nascidos entre 1946 e 1964, os chamados baby boomers;
  • a geração X, nascidos de 1965 a 1980; 
  • a geração Y, nascidos entre 1981 e 1999.

Cada geração possui algumas características. Enquanto os nascidos antes de 1945 são tradicionais e respeitam a autoridade, os da geração Y são imediatistas e costumam fazer várias coisas ao mesmo tempo, como navegar na internet, executar sua tarefa de trabalho e escutar música.

Os baby boomers caracterizam-se por gostarem de um emprego fixo e estável, enquanto a geração X participou efetivamente da transformação tecnológica e da redemocratização do Brasil sendo, portanto, mais contestadora.

Assim, encontramos, em várias empresas, todas estas gerações trabalhando em um mesmo local. Saber lidar com esta diversidade pode ser um excelente diferencial para o crescimento da sua empresa.

Benefícios da diferença de idade nas empresas

Todas as gerações têm muito a ensinar umas às outras. Todos precisam ter a capacidade de ouvir e buscar um equilíbrio entre os respectivos pontos de vista. A diversidade geracional traz uma maior tolerância laboral, estimulando a colaboração e a cooperação entre todos.

A inovação e o aumento da produtividade também são percebidos quando a diferença de idade nas empresas é bem gerida. A imagem empresarial também é destacada, principalmente pela vinculação da empresa à responsabilidade social.

Startups da área de tecnologia e marketing digital têm procurado contratar pessoas mais experientes para que seus clientes tenham uma melhor percepção de suas empresas.

Outro benefício é a cultura da informalidade, bem atrelada à responsabilidade. Maior flexibilidade nos horários de trabalho, nas vestimentas utilizadas e nas relações entre líderes e liderados, os antigos chefes e subordinados, são fatores que melhoram o ambiente e aumentam a produtividade. Isto só foi possível a partir do ingresso das gerações X e Y nas corporações.

Dicas para administrar equipes heterogêneas

Importante que as equipes multigeracionais passem por treinamentos comportamentais, de liderança, de criatividade e de relacionamento interpessoal. Existem empresas no mercado com expertise para ministrar estes treinamentos.

A partir daí, os departamentos de recursos humanos têm de acompanhar as equipes com entrevistas e pesquisas de clima para diagnosticar eventuais problemas de relacionamento. A sinergia deve existir e o conceito de trabalho em equipe tem de estar presente em todos.

Uma boa comunicação, utilizando as facilidades que a tecnologia atual possibilita, agregada à implantação da cultura de feedback e de estabelecimento de metas, facilitam administrar e a gerenciar equipes de várias gerações.

A diferença de idade nas empresas não será mais percebida à medida que houver uma conciliação das diferentes gerações em prol do desenvolvimento comum. Deverá ser extraída de cada profissional sua melhor característica, desde que agregue ao bem-estar coletivo.

Agora que você já viu sobre os benefícios da diferença de idade nas empresas, assine nossa newsletter e mantenha-se bem informado sobre soluções de desenvolvimento profissional e pessoal!

Sem comentários
Postar um comentário