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The big picture: integração entre equipes influenciando no resultado

Você já dever ter escutado a expressão ‘the big picture’. O termo refere-se à capacidade de enxergar de forma ampla o funcionamento de um projeto ou uma organização, ver a ‘imagem completa’ e não apenas uma determinada área ou um único aspecto. Quando pensamos na estratégia de um negócio a compreensão do que representa ‘the big picture’ é muito importante. Você sabe por quê? Continue a leitura e descubra!

Entendendo ‘the big picture’

Quando se consegue entender o funcionamento de um negócio como algo global, resultado do esforço de diferentes áreas, compreende-se a importância da sinergia entre todas as equipes e colaboradores em busca do objetivo maior de um departamento ou de toda a empresa. Quem enxerga a ‘imagem completa’ da organização em que atua, compreende melhor o seu papel, o quanto o seu trabalho é fundamental para o resultado.

Construindo uma catedral

Há uma história que ilustra de forma mais clara o que significa o conceito ‘the big picture’ e qual a importância de se enxergar a imagem completa da organização em que você atua.

Certa vez, um homem cruzou com dois pedreiros que trabalhavam arduamente construindo uma grande parede de tijolos. Ele aproximou-se do primeiro trabalhador e perguntou o que ele estava fazendo. “Eu estou construindo uma parede”. O homem, então, dirigiu-se ao segundo pedreiro e fez a mesma pergunta. A resposta, porém, foi diferente: “eu estou erguendo uma catedral”, respondeu o segundo trabalhador.

Os dois pedreiros faziam exatamente a mesma tarefa, que exigia o mesmo esforço e a mesma habilidade. Porém, o segundo pedreiro conseguia perceber a imagem completa, ‘the big picture’, do seu trabalho. Logo, ele compreende de forma mais clara o quanto o ato aparentemente simples de construir aquela parede de tijolos é importante para o objetivo maior de erguer uma catedral.

Além de aumentar a motivação e o engajamento do colaborador, está visão facilita a compreensão da importância do trabalho em equipe e da integração entre as diferentes áreas de uma empresa para conquistar um resultado comum.

Desenvolvendo essa habilidade

Mas como desenvolver a compreensão do ‘the big picture’ em meio a avalanche de tarefas que sobrecarregam o nosso dia a dia? Para isso você precisa compreender o seu papel na organização. Como o seu trabalho impacto nos resultados da organização?

Você precisa ter a noção exata de que tipo de valor a sua empresa gera, o que ela ‘vende’, para avaliar qual a importância da sua área e para compreender o quanto o seu trabalho é importante para o resultado global.

Quando esta compreensão sobre a imagem completa da empresa se expande horizontalmente, perpassando pelas diferentes áreas da organização, cria-se o ambiente propício para que todos trabalhem de forma mais integrada, atuando efetivamente em busca de um resultado comum, do objetivo da empresa.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o conceito ‘the big picture’ e sobre como ele é importante para os resultados de uma organização, que tal saber mais sobre desenvolvimento humano, liderança e coaching? Então siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramYoutubeLinkedin e no Twitter.

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