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Veja 4 desafios que todo profissional de RH deve conhecer

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Gerir pessoas é uma atividade que exige uma mistura muito delicada de conhecimentos teóricos, práticos, habilidades de relacionamento e sensibilidade humana. Por isso, neste post vamos apontar os 4 principais desafios da gestão de pessoas e quais recursos você precisará para enfrentá-los com sucesso. Confira!

1. Identificar talentos

Identificar talentos é um desafio porque exige uma visão clara do perfil que a empresa busca. Uma boa solução é sentar, pensar nos objetivos da empresa que você trabalha, e descrever como seria um “profissional ideal”, capaz de ajudar sua empresa a atingir esses objetivos.

Também é preciso ter um instrumento de avaliação eficaz e consistente. Você pode utilizar, por exemplo, a avaliação 360 graus, que é bem conhecida por ser uma forma mais holística de enxergar o desempenho dos colaboradores.

2. Desenvolver talentos

A gestão de pessoas envolve também desenvolver talentos que podem estar latentes nos funcionários ou desenvolver aqueles pontos em que o profissional não demonstra tanta aptidão, mas que seriam essenciais para ele apresentar o desempenho esperado pela empresa. Para vencer esse desafio, a solução exige três trabalhos.

O primeiro trabalho é aplicar ferramentas de análise, que respondam à pergunta: O que está faltando nesse profissional para que ele possa ser considerado “completo”? Nós mencionamos a avaliação 360 no item anterior que, novamente, pode ser aplicada aqui.

O segundo trabalho é buscar uma variedade de recursos que permitirão realizar o desenvolvimento dos talentos em um nível mais teórico. Estamos falando de treinamentos, palestras, eventos, gincanas e outras atividades. Tudo isso pode entrar no que chamamos, normalmente, de “programa de educação corporativa”.

Finalmente, o terceiro trabalho é delegar. Quando você quer desenvolver um talento, delegar atividades é a melhor maneira de fazê-lo crescer na prática. Porém, é preciso delegar da maneira certa: junto com a atividade, o colaborador deve receber autonomia e responsabilidade sobre ela.

3. Reter talentos

Reter talentos envolve manter profissionais de alto potencial comprometidos com a empresa, oferecendo a eles uma excelente perspectiva de carreira. O desafio aqui é conhecer bem as necessidades e expectativas dos colaboradores. Muitas vezes, elas não são verbalizadas – e, por desconhecimento, a empresa falha em atendê-las e perde talentos.

Para superar esse desafio, a solução é abusar da comunicação na gestão de pessoas. É necessário quebrar todas as barreiras, através de estratégias como implementação de um canal de ouvidoria interna, desenvolvimento de pesquisas de clima organizacional e coleta de feedback periódico dos funcionários à gestão.

Também é importante reassegurar a equipe de que todos os comentários são ouvidos e que não há julgamentos negativos. Nenhum colaborador será “punido” por expressar uma opinião contrária, por exemplo, à política salarial da empresa. Esse medo da retaliação muitas vezes afasta colaboradores e gestão, prejudicando o relacionamento entre as partes.

4. Engessamento ou flexibilidade

Um dos maiores desafios na gestão de pessoas é o engessamento. Muita insatisfação da equipe de funcionários resulta da gestão engessada, presa a regras e normas que, muitas vezes, só beneficiam a própria empresa. Com o tempo, isso afeta a comunicação interna. Logo, os colaboradores sentem-se desmotivados em estabelecer diálogos com a gestão, certos de que “não vale a pena” e de que suas demandas não serão atendidas.

É preciso identificar as verdadeiras prioridades. Em alguns momentos, os processos metódicos e engessados podem ser importantes. Normas existem para manter a ordem no local de trabalho e para assegurar igualdade entre todos os colaboradores. Porém, em outros, talvez seja melhor flexibilizar, a fim de manter o nível de satisfação elevado. O gestor precisa, portanto, estar aberto a ouvir sua equipe e analisar caso a caso, com sensibilidade e bom senso.

Apesar dos desafios, a gestão de pessoas não pode ser evitada ou deixada para depois. Ela exerce papel essencial no alinhamento da equipe e na melhoria do desempenho da empresa.

Se você identifica algum outro desafio no cotidiano da gestão de pessoas em sua empresa, deixe um comentário! E não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

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