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8 dicas para reter talentos na sua empresa

No mercado atual, reter talentos é fator indispensável para o sucesso das organizações, e ao mesmo tempo, um dos maiores desafios das empresas.O perfil dos profissionais de hoje é bem diferente das gerações anteriores, quando profissional considerado de sucesso era aquele que entrava na empresa e permanecia até a sua aposentadoria, ou por anos ininterruptos. Atualmente, a estadia em uma organização está diretamente ligada à percepção do que se está aprendendo. A satisfação pessoal e o fomento por novos desafios se tornou algo valorizado pelas pessoas, que buscam também oportunidades de crescimento.

Neste cenário, não há espaço para o comodismo, o que faz com que as empresas tenham de oferecer diferenciais para manter seus colaboradores, já que, quando um funcionário vai embora, leva com ele os investimentos feitos em capacitação e treinamento, além de todo o conhecimento adquirido ao longo da sua passagem pela empresa.

Separamos para você 8 dicas de como reter talentos na sua empresa. Confira:

1. Estabeleça um plano de carreira

Invista na estruturação de um plano de carreira para que o colaborador visualize as possibilidades de crescimento e aprendizado dentro da organização e, assim, possa projetar um futuro ali mesmo.

2. Crie um ambiente favorável

Nada mais prejudicial para a produtividade e eficiência de uma organização do que um ambiente de trabalho ruim. Intermediar conflitos e fomentar um ambiente de trabalho saudável também contribui para a retenção de talentos. 

3. Invista em capacitação

O incentivo ao aprimoramento e à aquisição de novos conhecimentos motiva bastante os funcionários, que estão, cada vez mais, em busca de crescimento pessoal. Além disso, funcionários capacitados garantem mais qualidade nos processos de trabalho, podem oferecer soluções mais criativas e fomentar o crescimento da empresa.

4. Treine a liderança

Muitos especialistas defendem que os funcionários se desligam da liderança, não da empresa. Por isso, líderes bem preparados são fundamentais. Características como empatia, saber mediar conflitos e inteligência emocional são indispensáveis no perfil dos líderes atuais.

São características subjetivas, que não se aprendem em sala de aula, mas fundamentais para um líder interessado em comandar funcionários cada vez mais exigentes.

5. Ouça seus funcionários

Os profissionais atuais querem ser ouvidos. São pessoas que possuem muita informação e energia. Querem oportunidade para participar dos processos e podem, inclusive, somar no desenvolvimento da empresa, independentemente do nível hierárquico que ocupam.

Crie canais para que as ideias cheguem à alta gestão, seja por meio de encontros como café com o presidente, ou com a utilização de uma caixa de sugestões, ou outro canal de comunicação.

6. Motive com desafios

Desafios motivam e capacitam ao mesmo tempo. Por isso, envolva os colaboradores nos processos de decisão ou encoraje-os a participar de projetos em andamento, escutando suas sugestões e alinhando o que pode ser aproveitado. 

7. Fortaleça a comunicação interna

Fazer com que o colaborador também seja responsável no planejamento de sua carreira é o segredo do engajamento, que deve ser reforçado com uma comunicação interna eficiente. A comunicação oferece as informações necessárias para que o funcionário esteja sempre comprometido com os valores e objetivos da organização.

8. Realize uma pesquisa de clima

A retenção de colaboradores está muito relacionada à valorização das pessoas. Um bom começo para ajustar as expectativas da empresa e dos funcionários é a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional. Com esta pesquisa, é possível apontar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na companhia.

O que você achou dessas dicas sobre reter talentos na sua empresa? Deixe seu comentário!

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