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Trabalho em equipe: como construir um time que dá bons resultados

Saber como construir um time que dá resultados é um importante passo para ter um negócio de sucesso. Com pessoas engajadas e comprometidas, a empresa consegue se diferenciar no mercado e ter um crescimento acima da média.

Mas, para isso, é preciso saber investir nas ferramentas certas. Isso vai desde criar um propósito inspirador até manter todos realmente bem treinados. Então, continue a leitura do post de hoje e conheça as dicas que separamos para você. Boa leitura!

Crie um propósito relevante e inspirador

Qual o propósito do seu negócio? Ele é capaz de inspirar seus funcionários na busca pelos resultados? Se a resposta for não, ou se você ainda não tem um propósito, é importante repensar esse assunto.

O propósito torna a empresa única e consegue alinhar toda a equipe na busca pelos resultados. Por isso, as maiores empresas do mundo tem esse filosofia muito bem definida e compartilhada com todos os seus clientes, funcionários e investidores.

Para criar seu propósito, você pode se fazer algumas perguntas:

  • Em que minha empresa é realmente boa?
  • Como minha empresa pode tornar o mundo um lugar melhor?
  • Se minha empresa deixasse de existir, o que o mundo perderia?

Promova a criatividade e a inovação

Na maioria das vezes, as pessoas falam sobre criatividade e inovação como se elas fossem a mesma coisa, mas não é bem assim. Basicamente, ser criativo é a geração de boas ideias. A inovação vem depois: é o ato de tornar a ideia algo real e lucrativo.

Para construir um time que dá resultados, é importante incentivar essas duas coisas dentro da empresa. Como fazer isso? Existem muitas formas de alcançar esse objetivo, tais como incentivar reuniões de brainstorming ou usar uma caixa de sugestões.

O mais importante é criar um processo que transforme ideias em resultados, ou melhor, em inovação. Também é preciso oferecer boas recompensas aos funcionários mais inovadores, deixando claro que sua empresa valoriza isso.

Aprimore a comunicação interna

O diálogo com os colaboradores é algo tão importante quanto qualquer outra atividade estratégica. Quando isso não acontece com qualidade, o número de erros, problemas e retrabalho cresce bastante dentro da empresa.

Para aprimorar a comunicação interna, é importante fazer com que todos os líderes estejam comprometidos com o assunto. Caso contrário, nenhum resultado será atingido. Então, antes de mais nada, invista na comunicação entre líderes e liderados.

Também é importante contar com as ferramentas certas, como mural de recados, intranet, TV corporativa, blogs, redes sociais, aplicativos mobile e sistemas especializados. Ao unir a vontade dos líderes e a tecnologia, os resultados serão épicos.

Mantenha toda a equipe treinada

Além de tudo, é importante manter toda a equipe treinada para assumir responsabilidades e entregar resultados com eficiência. Com um bom treinamento, é possível desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada colaborador.

Para desenvolver seu time, é importante investir em cursos e treinamentos personalizados, ou melhor, que sejam criados de acordo com a necessidade da sua empresa. Para os líderes, também é possível investir em programas de mentoria.

Agora que já sabe como construir um time que dá resultados, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!

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