O coaching funciona para diferentes gerações?
Já podemos iniciar este texto dizendo que sim. Com certeza o coaching funciona para diferentes gerações!
O coaching é um processo de desenvolvimento humano aplicável a qualquer geração ou pessoa. A diferença é que cada geração ou pessoa vivencia essa experiência de uma forma.
Cada um mergulha em seu processo de autoconhecimento no seu tempo e existem diversos fatores que impactam neste mergulho, como: tudo aquilo que a pessoa viveu, as referências que ela tem, os conhecimentos que ela adquiriu e, no caso das gerações, o período em que ela nasceu.
Quando uma empresa se propõe a fornecer o coaching para seus colaboradores de diferentes gerações, ela precisa compreender que cada um absorverá essa ideia de uma forma e terá seu desenvolvimento baseado principalmente nas características da geração a qual pertence.
Pode ser um pouco mais difícil para os baby boomers
Não é tão difícil assim que eles aceitem a participar do coaching. Inclusive, os motivos pelos quais aceitem com certeza envolvem seu comprometimento com o trabalho e dedicação à cultura da empresa. A questão é que esse processo pode ser um pouco mais difícil para eles.
Como já vimos, os baby boomers são a geração mais antiga presente no mercado de trabalho e consequentemente a mais experiente. Acontece que a experiência e a maturidade às vezes fecham os horizontes, formando pensamentos como: “eu já vivi o suficiente para saber tudo que preciso”.
Além disso, esse pensamento também faz com que as pessoas dessa geração se fechem e tenham dificuldade para se expor.
O coaching é um processo no qual o coach precisa questionar o coachee sobre diversos aspectos para entender os fatos e ajudá-lo a se desenvolver diariamente com o objetivo de conquistar sua melhor versão. Sem diálogo e exposição fica difícil alcançar os resultados. Mas, até mesmo nisso o coaching pode ajudar a geração dos baby boomers. Vamos refletir:
Expor problemas, desafios e revelar dificuldades não é mesmo uma tarefa fácil aos baby boomers. Mas, se as pessoas dessa geração aceitarem a vivenciar o processo de coaching, consequentemente elas terão que aprender a se abrir. A falar. Se expressar.
Quando isso acontecer, pouco a pouco elas perceberão que foram capazes de deixar de lado aquele perfil de “pessoa fechada”.
Além disso, durante o processo de coaching o coachee é colocado diante de diversas situações desafiadoras, ponto fundamental aos baby boomers.
Quando esta geração perceber que deverá enfrentar diversos desafios internos e pessoais, terá automaticamente que se reinventar, deixando de lado a ideia de que já viveu o suficiente para saber tudo o que precisa. Desafios impulsionam inovação e reinventam pessoas.
Fundamental para aqueles que buscam equilíbrio: geração X
Eles odeiam rotina, mas vivem em busca do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Muitas vezes, a vontade de não viver em monotonia, pode fazer com que eles se atropelem em seus próprios afazeres e se frustrem por não conquistarem o tão sonhado equilíbrio.
Sem dúvida, o coaching é fundamental para essa geração e pode ser vista por ela como uma excelente oportunidade de aprender cada dia algo novo sobre si mesmo.
Durante o processo de coaching, o coachee entende que precisa ter foco para conquistar tudo aquilo que almeja. Ele pode focar em diversos aspectos de sua vida, em um mesmo período dela, mas em tempos diferentes.
Isso quer dizer que no mesmo período em que precisa focar no trabalho e na vida pessoal, ele é capaz de fazer isso, entendendo que quando está no trabalho precisa estar 100% lá para além de produzir o máximo possível, conseguir otimizar o seu tempo.
O foco permite que as atividades sejam desempenhadas de maneira mais rápida e efetiva, diminuindo, por exemplo, as chances de retrabalho.
Com o tempo otimizado no trabalho, o coachee da geração X, terá mais tempo para se dedicar à sua vida pessoal, alcançando o tão esperado equilíbrio.
Ele que agora já não levará mais trabalho para casa, perceberá que quando estiver lá terá tempo de sobra para focar o suficiente naquilo que o interessa dentro de seus afazeres pessoais.
O foco precisa ser trabalhado em todos os campos de nossas vidas. Assim, ficaremos muito mais satisfeitos com os resultados que tanto desejamos alcançar, seja para produzir mais no trabalho, ter mais tempo em casa, ou ainda, alcançar o equilíbrio entre ambos.
Ideal para potencializar as ideais inovadoras da geração Y
Os multitarefas da era globalizada têm muito a ganhar com o processo de coaching.
A geração Y, que já nasceu em meio a muita informação, com certeza receberá o coaching como uma excelente ideia. Afinal, tudo aquilo que vem de novo para esses jovens é sinônimo de aprendizado.
No mercado de trabalho, eles são os que recebem essa ideia com mais facilidade, e a visão deles sobre o coaching é positiva, revelando aquilo que ele realmente é: um processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
Para estes jovens, o mergulho em si trará muitas respostas, e respostas são aquilo que eles mais esperam o tempo todo.
O coaching para esta geração é importante principalmente porque esses jovens têm a necessidade de feedbacks constantes, e o mergulho no processo de autoconhecimento trará os feedbacks que eles precisam deles mesmos.
Claro, receber feedbacks de um líder é fundamental, mas quando somos estimulados a enxergar por conta própria através do coaching, nosso desenvolvimento é ainda mais positivo.
Outro ponto fundamental é que o autoconhecimento possibilita que uma mente inovadora, como a desses jovens, seja capaz de aplicar essa inovação estrategicamente, colaborando ainda mais em diversos projetos.
Indispensável para o desenvolvimento da geração Z
Quando os recém-chegados ao mercado de trabalho da geração Z recebem a oportunidade de passar pelo processo de coaching, eles recebem também a oportunidade de um amadurecimento profissional verdadeiro e eficiente.
A maioria desses jovens ainda não tem certeza do que querem. De fato, a incerteza não é um problema, mas pode refletir em forma de desinteresse no mundo dos negócios.
O coaching, com a sua proposta de facilitar o desenvolvimento de pessoas, pode proporcionar a esses jovens a chance de se entenderem cada vez mais.
Quando o entendimento sobre si mesmo acontece, o jovem é capaz de começar a desenhar suas metas, seus sonhos, de compreender aonde quer chegar.
Sabendo aonde quer chegar, sua performance melhora rumo a conquista de seus sonhos. Ele trabalha muito mais focado deixando o desinteresse de lado.
O coaching é indispensável para o desenvolvimento da geração Z, porque apesar deles terem acesso muito fácil à informação, na maioria das vezes é difícil fazer com que eles se dediquem a si mesmos.