asasdh

Como colocar suas habilidades naturais em prática em 4 passos

Já parou para pensar no quanto pode ser importante colocar habilidades naturais em prática? Utilizar aquilo em que se é naturalmente bom traz muitos benefícios, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

Quando você trabalha com seus talentos natos, está um passo mais perto do sucesso. Isso porque, dessa forma, você lidará com algo que conhece e entende muito bem, podendo ser um expert com mais facilidade e, consequentemente, também aumentará sua confiança no que faz.

Já na vida pessoal, conhecer seus pontos fortes também é muito útil, seja para construir relacionamentos ou para lidar com diversas dificuldades e desafios, por exemplo. Confira o post que preparamos e conheça 4 passos para colocar habilidades naturais em prática!

1. Desenvolva seu autoconhecimento

Pode até parecer um ponto banal à primeira vista, mas a verdade é que é bastante comum não nos dedicarmos tanto a nos conhecermos bem. Em meio a tanta correria e distrações do dia a dia, não voltamos nosso olhar para dentro de nós mesmos. No entanto, esse é um processo que contribui muito para nossa vida, para sabermos controlá-la e aproveitá-la.

Existem vários meios para investir em autoconhecimento. Dentre eles, alguns exemplos mais comuns e eficientes são a psicoterapia, o coaching e simples atitudes de prestar atenção em si mesmo, suas reações e sentimentos ao longo do dia a dia.

Identificar forças e fraquezas é uma das consequências dessa busca. Quando começar a se conhecer melhor, você perceberá suas características pessoais, seus interesses, qualidades e dificuldades e, a partir disso, conseguirá descobrir com mais facilidade quais são suas habilidades e talentos natos.

2. Pergunte o que os outros admiram em você

Outra maneira de identificar suas maiores habilidades é procurando opiniões das outras pessoas. Você pode, por exemplo, perguntar a colegas, amigos ou familiares o que eles admiram em você e quais são seus pontos fortes que mais se destacam na visão deles.

Às vezes, as pessoas apontam qualidades e habilidades que você mesmo não tinha percebido. Com isso, torna-se possível pensar em habilidades que estavam passando despercebidas.

3. Identifique o que te dá prazer e o que não dá

O que você gosta de fazer? Pensar nas atividades que te dão prazer, seja no trabalho ou fora dele, também é um meio de descobrir suas habilidades. É comum sentirmos mais interesse por aquilo em que temos uma facilidade natural. Por exemplo: se você gosta de ouvir o outro, uma de suas habilidades pode ser a empatia; se gosta de conversar, pode ser a comunicação, e por aí vai.

Além disso, procure identificar aquilo que não te atrai, para assim descartar certas possibilidades. Saber o que te faz feliz e encontrar suas habilidades nessa área é muito válido, inclusive para que você possa investir em trabalhos que te proporcionarão mais prazer.

4. Conheça seu estilo de relacionamentos preferido

Saber como você lida com as pessoas também ajuda nesse processo. Procure identificar qual é a sua própria forma de se relacionar com os outros e verifique o que isso diz sobre você. Por exemplo: se você gosta e tem facilidade de ter interações com um número grande de pessoas, pode pensar em habilidades para lidar com o público.

Se, por outro lado, você sente mais desconforto com isso, talvez suas habilidades sejam em questões mais introspectivas e individuais, como a escrita. Saber disso te auxiliará a encontrar atividades, profissionais ou não, que combinem melhor com o seu estilo, o que te dará mais chances de se destacar.

Se você gostou das dicas para colocar habilidades naturais em prática, entre em contato conosco e saiba mais sobre desenvolvimento humano!

Sem comentários
Postar um comentário