asasdh

Na trilha do sucesso: como atrair resultados e superar metas?

Desafios diários e situações adversas constantes. Batalhar pelo sucesso pessoal e profissional é um exercício cotidiano de autoconhecimento, autorreflexão e sabedoria acerca das nossas limitações e potencialidades. Todos aqueles que venceram, certamente enfrentaram capítulos de dificuldades e precisaram empreender muitos esforços para superar as próprias metas.

Grandes vencedores possuem boa relação com metas e resultados, eles concentram seus esforços em não perder os objetivos de vista. Logo, vencer é como um “músculo vital”: requer treinamento, dedicação e muita força de vontade. Do contrário, atrofia e transforma-se em estagnação.

Segundo Augusto Cury, sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Por isso, o autor recomenda: sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir!

E você, o que tem feito para tornar seus objetivos reais? Quer entender melhor sobre as estratégias para atrair resultados e superar suas metas? Continue lendo!

Entenda que mudanças são necessárias

Muitas pessoas têm dificuldades em aceitar que o planejamento pode ser uma ótima saída para alcançar resultados mais assertivos. Para outros, definir ou delimitar metas soa como um martírio ou castigo, o que é muito natural, uma vez que confrontar as dificuldades existentes para atingir um determinado resultado pode acionar nossos bloqueios internos a partir de uma desmotivação momentânea.

Logo, o que separa você de alguém que venceu é única e exclusivamente o fato de colocar a “mão na massa”, transpor as barreiras da acomodação, e estabelecer um plano de ação que norteará a sua caminhada rumo ao sucesso almejado. Líderes, empreendedores, empresários e pessoas que estão em busca de imprimir a sua marca no mercado são convidados ao desafio de se reinventarem todos os dias.

A cobrança por uma boa performance, uma equipe afinada e alinhada dentro dos propósitos da organização, a concorrência maciça e as oscilações econômicas do país colocam luz numa questão importante: atrair bons resultados e garantir sucesso, de maneira consistente e coerente, requerem mudança de comportamento, visão panorâmica sobre as necessidades e urgências do contexto analisado e a busca incessante por ferramentas que venham ao encontro destes desafios.

Não é possível blindar-se para as dificuldades, contudo, quanto mais preparado você estiver, mais os entraves parecerão “contornáveis” e a vitória, uma possibilidade concreta. Nesse caminho, sendo alguém maleável e passível de aceitar o novo, qualquer saída é uma saída e isso se torna uma oportunidade para crescer.

Trace metas claras

Apenas mudar, sair caminhando sem rumo, é como atirar no escuro. Podemos acertar nosso alvo, mas também podemos cair contra várias adversidades. Por esse motivo, andar desavisado não deveria ser a escolha de um líder ou de uma empresa — é sábio definir onde queremos andar antes de dar o primeiro passo.

As metas são como uma bússola, elas nos dão a direção para alcançarmos nosso destino. Quando elencamos um objetivo a ser atingido, automaticamente recebemos uma lista de pré-requisitos a serem cumpridos para, então, atingi-lo. A esses pré-requisitos chamamos de metas.

Como já é de se imaginar, as metas são uma parte fundamental do desenvolvimento humano. Por mais penosas que elas sejam, uma vez que mostram o que precisamos fazer para ter o que queremos, sem elas é quase impossível conquistar nossos sonhos e chegar ao lugar almejado.

Planeje suas ações

Não adianta apenas elencar metas. Elas precisam servir de guia para o que deve ser feito. Dessa forma, metas que não se tornam ações de nada adiantam. O princípio que fundamenta o fato de as pessoas de sucesso estarem onde estão, são as ações orientadas para um objetivo.

Assim, no momento que pontuamos metas a serem alcançadas, é preciso descrevê-las em ordem crescente, da primeira que será alcançada até a última. Depois disso, é preciso fragmentar a primeira meta, dividi-la em passos e cumprir cada uma de suas etapas até tudo estar completo.

Ao final desse processo, repetindo os mesmos passos com todos os pontos listados, não haverão mais metas, mas sim resultados. Nesse momento você, líder, poderá olhar para trás e ver o quão bem desempenhou seu papel e como fez com que cada uma das metas fosse cumprida e transformada em algo palpável, harmonioso para a equipe e lucrativo para a empresa.

Reavalie as metas constantemente

Você já passou por momentos em que se sentiu andando em círculos, sem sair do lugar? Independentemente do esforço, do gasto e da dedicação, os resultados não chegavam? Nesse caso, o planejamento pode ter algum problema.

Em uma rotina empresarial temos uma gama de responsabilidades, além de contar com o trabalho de várias pessoas para fazer o nosso próprio. Nesse caso, algumas metas podem ser incompatíveis com o momento atual da empresa, da equipe ou até mesmo do líder. Isso não significa que esse objetivo esteja errado ou não seja bom, mas que ele está sendo almejado em um momento inoportuno.

Assim, quando sentir que as metas não estão sendo alcançadas, que existe alguma morosidade ou que o pessoal está ficando desmotivado, é bom dar uma revisada no planejamento. Se mesmo depois de revisar o problema não for encontrado, sempre é possível contar com a ajuda de profissionais para achar uma solução.

Conheça os “5 planos” para atingir uma meta e conquistar resultados

Por mais lírica que possa ser a ideia de trabalhar com metas e resultados, ambos são coisas completamente objetivas e práticas. Logo, para alcançar um objetivo é preciso estabelecer metas, e para estabelecer metas é preciso seguir alguns passos básicos.

Como nosso objetivo aqui é ajudar você no caminho da liderança e na conquista de resultados, resumimos os 5 planos para atingir metas e conquistar resultados. Confira!

1. O plano das ideias

É preciso listar seus objetivos, sonhos, anseios, e determinar qual será o seu ponto de partida e o ponto de chegada ideal ao final da jornada. Aqui, faz-se necessário esboçar o cenário ideal para alcançar os resultados esperados e as ferramentas que farão dessa meta algo possível.

2. O plano da tangibilidade

Utilize o bom senso e crie metas e objetivos alcançáveis — não se trata de uma apologia ao impossível, porém, é preciso ter uma noção franca das nossas limitações na hora de estabelecer essas marcas. Uma postura mais honesta com as suas habilidades, competências e contexto geral confere a possibilidade de frustrar-se menos e, consequentemente, manter uma autoestima pessoal e profissional mais elevada.

A melhor equação é a seguinte: estabeleça resultados de curto, médio e longo prazo e batalhe por vencer cada uma dessas fases da maneira mais satisfatória possível.

3. O plano do individual e do coletivo

É importante delimitar as nuances de cada meta — o que será pessoal, um esforço só seu para atingir um resultado e aquilo que contará com o apoio de terceiros: sua equipe, prestadores de serviço e demais ferramentas para colocar o plano em prática. É imprescindível que o pessoal esteja muito alinhado com o campo profissional.

Antes de exigir qualquer postura de sua equipe, por exemplo, certifique-se de estar em harmonia e sintonia com a demanda exigida. Cada vez mais a liderança por espelho, pelo exemplo e pelo estímulo demonstra um alcance muito maior e um impacto eficaz sobre os liderados.

4. O plano das atitudes

Uma vez listados os seus objetivos e filtradas as metas de curto, médio e longo prazo, chega o momento de colocar essas premissas em prática. Líder, utilize a força da sua equipe para viabilizar esse desafio.

Como num time de sucesso, em que os talentos se complementam e somam vitórias, uma empresa pode ir para o ataque a partir do esforço coletivo. Logo, todas as pessoas envolvidas no processo devem ter em mente a importância de vencer (tanto para a organização quanto para a esfera pessoal dos integrantes do time). Desta forma, todos recrutarão seus melhores insights para converter meta em resultados.

5. O Plano da coragem

Não ter medo do fracasso é uma boa maneira de iniciar uma disputa com muito mais chances de vencê-la. As lideranças exercem um papel fundamental nessa hora: é preciso passar credibilidade e confiança para os colaboradores.

Dessa forma, o time estará alinhado positivamente e jogando com o mesmo propósito: gerar resultados positivos para todos. O fracasso é uma variável que não deve ser negligenciada, contudo, se houver um bom plano de condução das atividades, esse fantasma ficará bem mais distante da empresa ou do projeto em questão.

Faça com que os objetivos se tornem parte da rotina

Um importante treinador de vendas chamado Tom Hopkins escreveu: “as metas são o combustível da fornalha das realizações”. Esse sábio preceito pode ser aplicado diariamente na nossa constante busca por satisfação pessoal e profissional.

Todo resultado grandioso passa pelo teste do planejamento, do esboço das ideias, do diagnóstico das possibilidades, da maturação e da viabilidade. É preciso assumir uma postura autônoma e assertiva para desafiar todo e qualquer sentimento contrário a vontade de superar suas próprias marcas.

Assuma o controle da sua própria vida. Encontre o seu propósito e faça com que isso reverbere em todas as esferas de sua existência. Apenas dessa forma metas e resultados podem andar juntos, extrapolando o campo do pensamento e entrando na realidade.

Ei aí, gostou do assunto? Se mesmo depois do texto você ainda sentir que precisa de uma força extra na difícil tarefa de liderar, de criar metas e lidar com a gestão, assine nossa newsletter e receba conteúdos de qualidade por e-mail, ficando sempre por dentro de dicas como essas!

Sem comentários
Postar um comentário