asasdh

Fique por dentro das últimas tendências da educação corporativa

Quando alguém completa sua formação acadêmica, isso não significa que deixará de estudar e aprender, não é mesmo? Profissionais de Recursos Humanos sabem muito bem disso e aplicam esse princípio na educação corporativa. Afinal, quanto mais um colaborador se especializa, maior e melhor será o seu rendimento.

Essa tendência de grandes empresas investirem em seus próprios profissionais cresceu bastante nos últimos anos, o que levou a uma renovação dos métodos de ensino corporativo. Hoje, há formas mais eficientes de aprendizado, especificamente voltadas para esse ambiente.

Se você está pensando em investir nessa área para melhorar a produtividade da sua equipe, é importante conhecer as melhores estratégias e como elas podem ser melhor aplicadas. Por isso, separamos a seguir 4 tendências da educação corporativa e seus potenciais benefícios. Continue com a gente!

Crescimento da gamificação

Jogos são conhecidos por levar as pessoas a passar horas em uma atividade sem que elas notem. Da mesma forma, elas conseguem se fixar rapidamente na memória, e vários jogadores aprendem rapidamente a dominar regras complexas através do sistema de desafios e recompensas.

Pensando nisso, são desenvolvidas técnicas para aplicar esses mesmos princípios em um ambiente corporativo, estimulando competições saudáveis e recompensando desempenhos de destaque. Por exemplo, jogos podem ser utilizados para criar dinâmicas de treinamento — o que, por sua vez, leva certos indivíduos a se destacarem em certos papéis, como de liderança, mediador ou estrategista, por exemplo.

Aprendizado por experiência

Quando se fala em educação corporativa, este tópico pode se complementar à gamificação, mas não são dependentes um do outro. De forma simples, em vez de utilizar a teoria como método principal de ensino, ela é exposta através de exercícios práticos e simulações.

Os efeitos desse método são bem positivos. O contato direto com a prática aumenta o número de estímulos durante o aprendizado, o que facilita a cristalização da informação. Isso significa uma absorção mais rápida e eficiente do que o aprendizado passivo de conteúdo.

Aprendizado mobile

Alguns treinamentos são oferecidos aos colaboradores como complementares. É o caso de vídeos, tutoriais e textos educativos disponibilizados pela empresa. Porém, a maioria dos profissionais não tem muito tempo para aproveitá-los dentro do ambiente de trabalho ou em casa. É necessário ter uma estrutura mais prática.

Para isso, surgiu o aprendizado mobile, que usa plataformas e aplicativos para celulares. Assim, a empresa pode disponibilizar mais facilmente seu material para a equipe, permitindo que cada um se aprofunde em determinados conteúdos de acordo com sua necessidade.

Maior uso de webnars

Palestras já são ferramentas muito utilizadas na educação corporativa. Mas com os problemas de praticidade envolvidos em grandes empresas terem crescido atualmente, a melhor opção é usar a internet. Daí surgiram os webnars: palestras online com interação limitada a um chat e algumas perguntas selecionadas.

As vantagens são bem amplas. Primeiro, ele permite o comparecimento de qualquer colaborador, independente de estar na empresa ou não. Segundo, ele proporciona o nível de interação necessário entre público e palestrante, o que melhora a experiência de aprendizado para todos os envolvidos.

Agora você já conhece algumas técnicas promissoras de educação corporativa. Quer aprender mais sobre como melhorar desempenho da sua empresa? Então, leia nosso artigo sobre diagnóstico estratégico e veja como melhorar sua tomada de decisões!

Sem comentários
Postar um comentário