asasdh

Redescobrir a sua verdadeira vocação profissional

Hoje em dia é comum encontrarmos pessoas que, ao menos aparentemente, têm uma carreira estável e ainda assim se perguntam: “qual a minha vocação profissional?”. Isso pode acontecer devido a escolhas, acontecimentos ou situações que as desviaram do caminho planejado ou as colocaram em uma zona de conforto ou comodismo.

O fato é que, para reavaliar seus interesses profissionais, é necessário dar o primeiro passo: se redescobrir. Estudar e pesquisar sobre profissões e carreiras é importante, mas o autoconhecimento é essencial. E vamos explicar o porquê.

Leia nosso artigo abaixo e veja como redescobrir sua verdadeira vocação profissional!

Entenda o processo

Quem está nessa situação de dúvida diante da carreira, por vezes, também está a procura de uma luz no fim do túnel. São muitas incertezas e receios que fazem repensar. Donald E. Super, um psicólogo americano, afirma que a escolha de uma profissão não se resume a uma única fase de vida, mas sim um processo de continuidade do ser humano.

De acordo com o americano, esse desenvolvimento ocorre ao longo de toda a existência: na infância, fase na qual ocorre o crescimento; na adolescência, quando acontece uma exploração de possibilidades; na juventude, em que há uma busca pelo estabelecimento pessoal; na fase adulta, quando o foco recai sobre a manutenção; e, finalmente, na velhice, a fase da aposentadoria.

Ou seja, repensar a carreira profissional – e suas consequências para todos os aspectos do nosso viver – é um exercício contínuo, que se estende por todas as fases do nosso ciclo de vida.

Busque suporte na leitura

Há alguns livros que podem ajudar na descoberta da vocação profissional, pois oferecem subsídios para uma fundamentação sólida e um caminho mais agradável e assertivo para a transição. Confira abaixo as obras que separamos para você.

A Arte da Imperfeição – Brené Brown

Casandra Brené Brown, atualmente professora de pesquisa na Universidade de Houston Graduate College of Sociall Work, durante sua vida, se envolveu em pesquisas sobre os mais diversos temas relacionados à personalidade humana, como coragem, vergonha, empatia e vulnerabilidade. Sua obra “A arte da imperfeição” fala justamente sobre esses pontos e sobre como respeitar e compreender as pessoas da maneira que são. Lidar com as diferenças é um dos maiores desafios do ser humano.

Esse é um livro simples, mas que, todavia, se sobressai ao apresentar ao leitor um diferencial dentro do gênero de autoajuda.

É comum, em diversas situações, principalmente na carreira, nos adaptarmos às funções e desafios impostos pelo emprego. E quando precisamos agir como líderes motivadores de uma equipe, surge o receio de errar. O livro de Brown oferece suporte nesse quesito. A autora trata exatamente da personalidade humana e de sentimentos como ansiedade, medo, autenticidade e vergonha, levando à percepção de que é na imperfeição que conhecemos a coragem.

E não fique na defensiva porque esse livro trata de uma área tão abrangente. Lembre-se: para redescobrir uma nova carreira, é preciso aceitar ajuda de todos os campos, sobretudo os nos ajudam a reconhecer as vulnerabilidades e, principalmente, simplificar aspectos da vida que, geralmente, complicamos. Pense: Por que não posso descobrir uma nova carreira aos 30 ou 40 anos? Por que tenho receio de fazer o que realmente gosto?

Neste livro, Brené mostra, cientificamente, a simplicidade em assumir o que realmente queremos.

Comece por você – Reid Hoffman e Ben Casnocha

Nessa obra, temos como um dos autores principais Reid Hoffman , cofundador e presidente do LinkedIn. Ou seja, alguém que tem muito a dizer sobre carreira e trabalho. É um livro muito agradável de ler e que faz o leitor enxergar que muito do que procuramos para o nosso crescimento já está disponível em nós mesmos.

Os autores dão exemplos simples que ajudam a direcionar nossos objetivos. Por isso, é uma obra bem fiel ao título “comece por você” e que nos lembra de que o recurso mais poderoso que temos somos nós mesmos.

Os autores elencam diversas competências que são próprias do ser humano, como força de vontade, disciplina e autoconhecimento, e sugerem meios de suporte que podem catalisar nosso crescimento profissional, como a internet, o apoio de amigos, as relações de networking e as trocas de favores e experiências e ainda o acompanhamento de um mentor.

Em síntese, os autores desse livro afirmam que “o caminho é investir em você mesmo”.

Foco: o motor oculto da excelência – Daniel Goleman

Daniel Goleman é psicólogo nos Estados Unidos e traz muitas informações relevantes nessa sua obra. O livro foi lançado no Brasil em janeiro de 2014 e o nome é assertivo: “foco”. O autor nos chama para o aqui e o agora, afirmando que passamos quase 90% do nosso tempo focados no passado ou no futuro, deixando de viver o presente, o “estado atual”.

Quando nos concentramos nas atividades do presente, conseguimos aumentar e intensificar nosso foco, ampliando também, como consequência, nosso rendimento. Aqui, a ideia é trabalhar com a inteligência emocional, que, para o autor, é um dos principais segredos do sucesso.

O livro também aborda questões como as distrações digitais que levam à “exaustão cognitiva” e mostra a necessidade de reconhecê-las como um dos principais problemas dessa última década.

E o autor não fala apenas do rendimento durante o trabalho, mas também de reservar um tempo para o ócio, um tempo de descanso essencial para a saúde mental, principalmente para não comprometer o nível de criatividade do indivíduo.

Um lugar chamado liberdade – Ken Follet

Nesse livro, o autor apresenta uma perspectiva diferente através de uma ficção. Embora o ponto central do da história seja o amor, aos poucos, vamos enxergando outras questões, como o redescobrimento de si mesmo, as obrigações impostas pela sociedade e o medo de buscar novos estilos de vida.

É um livro recheado de emoções, em que o protagonista está em uma contínua busca pela liberdade e a superação. E o contexto histórico da obra, para quem gosta de romances, é muito atraente, pois a história se passa em 1766, na Escócia.

A ficção traz metáforas e emoções transcritas em valores e desafios do meio social. Os personagens nos mostram que é preciso se reinventar a cada dia para poder viver da melhor forma possível. Tudo a ver com o desafio de descobrir um novo horizonte para a vida, ainda que no plano profissional.

A culpa é das estrelas – John Green

Esse é um livro que pode surpreender o leitor. A obra demonstra o quanto é necessário dar importância a nós mesmos e às pessoas que nos cercam. O enredo nos leva a reconhecer que vivemos em sociedade e que é significativo ajudar o próximo.

Essa percepção nos ajuda a visualizar com mais segurança as carreiras com altos níveis de competição e rivalidade, já que quando observamos o outro com mais compreensão, percebemos o quanto podemos ajudar e, consequentemente, aprender com as experiências e (auto)descobertas.

Note que as obras acima trazem diferentes reflexões sobre vários aspectos que se inter-relacionam na vida pessoal e profissional, como:

  • a importância de encarar o medo de errar e experimentar;
  • a coragem de investir em si mesmo;
  • a urgência de manter o foco e a concentração no presente;
  • a necessidade de se adaptar ao novo, sem resistências;
  • a estratégia de fortalecer suas relações, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Analise e identifique o que deve mudar

Agora que você já se conhece um pouco mais, chegou a hora de decidir o que você quer mudar na sua vida profissional. É um momento de reflexão. Questione se você prefere continuar na mesma profissão, se quer mudar o foco da carreira ou, se antes de decidir, quer conhecer novas ideias. Isso te ajudará a identificar quais habilidades devem ser aprimoradas para que você consiga atingir o seu objetivo central, seja para incrementar a sua carreira atual ou mudar radicalmente de área.

Mesmo nessa fase, o autoconhecimento deve estar presente. Coloque no papel seus planos e objetivos, seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria e, por fim, as potencialidades que você precisa desenvolver. Assim, você estará preparado para lidar com os novos desafios e as novas tarefas, para aprender mais e para identificar e aproveitar as oportunidades no mundo do trabalho.

Se o foco, por exemplo, é aprimorar sua capacidade de liderança, reflita sobre o que você terá que aprender e, se necessário, qual ajuda procurar nesse momento. Esse é um método que auxilia na tomada de decisões importantes e na capacidade de realizar julgamentos realistas sobre si mesmo.

Estipule metas e prazos

Após a fase de escolha e planejamento, é fundamental pensar nas metas e nos prazos, tanto na vida pessoal quanto profissional. Deixar objetivos definidos é muito importante para alcançar bons resultados.

Alinhe suas metas com os seus objetivos. Enumere as urgentes, as necessárias e aquelas de longo prazo. Depois trace um plano de ação para cada meta desde o planejamento a execução.

Essa característica também é importante para o trabalho em equipe. Assim, se você pretende gerenciar ou liderar algum plano, as metas são importantes para melhorar tanto o desempenho individual quanto o em grupo.

W. E. Deming afirma que “aquilo que não é medido, não pode ser acompanhado e, por conseguinte, não pode ser melhorado”. Para o americano qualidade e produtividade são conceitos idênticos. Por isso, é importante termos o controle do que fazemos. Só assim poderemos iniciar um processo de evolução.

Avalie o impacto da mudança

Pense nas mudanças que ocorrerão em sua vida e no clima organizacional da empresa em que trabalha (ou trabalhará). É importante se antecipar e analisar as possibilidades que serão desafiadoras e aquelas que serão realmente positivas.

Esteja preparado para as mudanças. Aceite que dificuldades e tarefas inesperadas aparecerão, mas que você tem capacidade para enfrentá-las e vencê-las. Assim, você estará se redescobrindo e se apropriando de novas ferramentas, oportunidades e atitudes.

Com essa nova postura, suas competências comportamentais serão aperfeiçoadas, como desenvolvimento da proatividade, motivação no trabalho, dinamismo nos afazeres e aprimoramento do conhecimento técnico e prático.

Fortaleça suas relações

Hoje o mercado de trabalho está voltado não só para o currículo como também para a parte comportamental. Essa é uma qualidade que demonstra que uma pessoa está pronta para colaborar e aprender sempre mais.

Ao fortalecermos nossas relações no ambiente profissional, também intensificamos a capacidade de liderança e o diálogo com outros colaboradores, assim como a capacidade para resolução dinâmica de conflitos.

Um provérbio chinês nos diz “se você quer um ano de prosperidade, cultive trigo; se quer dez anos de prosperidade, cultive árvores, mas se quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas”. Por isso, promova boas relações pessoais e tenha um resultado grandioso.

Além de todas as dicas que já demos, lembre-se de existem também as opções de treinamentos, cursos e mentorias empresariais que podem ajudar nesse processo de autoconhecimento e de desenvolvimento do seu potencial profissional.

Com o investimento no ambiente de trabalho e em si mesmo, com certeza, novas ideias serão articuladas e os resultados positivos logo serão alcançados.

E agora? Ainda está se perguntando: “qual a minha vocação profissional?”. Então, parta para a ação e aprenda cada vez mais sobre o assunto, clique aqui e conheça os passos para desenvolver a autoliderança.

Sem comentários
Postar um comentário