asasdh

O que você quer saber sobre Coaching?

 

 

1 – O que é Coaching?

Coaching é um processo de desenvolvimento de metas  onde existe 1 coach, 1 cliente (ou coachee) ou uma equipe. A partir do momento que existe essas duas partes COACH e CLIENTE o processo de coaching se inicia. O Coach vai facilitar com o cliente o desenvolvimento da sua meta através de seus próprios recursos, onde a maioria desses recursos são naturais e depende apenas do cliente descobrir. Costumamos dizer que ele descobre através de luzes que estão apagadas dentro da sua mente, onde o coach ajuda a acendê-las através de perguntas.

O processo basicamente é formado por três pilares “definimos e clareamos a meta, estruturamos o estado atual e organizamos a jornada.

2 – Quando contratar um coach?

Quando você tem uma meta a atingir ou quer definir uma meta, seja ela de vida, de carreira, de mudança de carreira, de aprendizado e várias outras. Ou então quando você quer modificar algo e quer descobrir recurso para essa mudança.

O Coach pode ajuda-lo em vários aspectos de sua vida e de sua carreira, tanto individual como em duplas ou equipes.

Por exemplo: sua Equipe precisa atingir uma meta, o coach pode ajudar a Equipe, estruturando e facilitando os pensamentos da equipe em busca dos objetivos.

3 – Qual a diferença entre coaching, psicologia/terapia?

Normalmente a psicologia trata de algum bloqueio atual ou do passado que o cliente possa ter, é relacionado a medicina da psicologia. O coach não trata de questões do passado e sim do presente e do futuro e está relacionado ao desempenho. O Coaching pode ser feito junto com a terapia. Um coach pode indicar um terapeuta para o cliente quando percebe que o cliente não consegue realizar suas ações de melhorias por que está parado em sua crenças limitantes.

4 – Qual a diferença entre coaching e mentoring?

O processo de mentoring basicamente é formado por “conselhos” de pessoas experientes no assunto. Você pode contratar um mentor para lhe aconselhar em decisões e caminhos e que vai tomar. Hoje em dia usa-se muito um mentor, por exemplo: contratar um mentor que é ou foi um excelente Líder para lhe aconselhar como ser um grande Líder, ou uma pessoa da empresa que você quer atingir o estágio onde ela está e usá-lo como mentor para lhe orientar através de exemplos de como ele chegou até lá.

Eu tive uma mentora em Coach, eu a contratei para me orientar e aconselhar como ser uma coach de sucesso como ela.

O Coach não aconselha ele ouve genuinamente o cliente, observando e ouvindo os maiores valores e crenças  do cliente e através desta audição, o coach  faz perguntas para o cliente responder da maneira dele, com os recursos dele,  essas perguntas fazem acender luzes na mente do cliente para ele obter suas próprias respostas. O Coach pode ser usado junto com o mentoring desde que o cliente solicite, mas não é a forma mais eficaz de um processo de coaching.

5 – Como contratar um Coach

É bom pedir indicações de Coaches, caso não tenha indicações entre no site da ICC (International Coaching Community) e solicite um coach que esteja mais perto de você, lá você encontra a lista completa de coaches no mundo, online ou presencial. Ou então ligue na Asas Desenvolvimento Humano e orientamos qual o melhor coach para você contratar.

Depois de encontrar seu coach, marque uma conversa com ele para conhece-lo, a sintonia com ele é um dos passos mais importante para o processo, se for o caso, nesta conversa, peça uma pequena degustação do processo, pergunte sobre os seus cases e sobre os resultados dos processos que ele já fez, peça para ele lhe dar casos concretos e tangíveis. Peça seu certificado, veja se é de uma escola idônea e reconhecida com selos de qualidade, preferencialmente de escola internacionalmente reconhecida, assim você vai fazer a contratação mais segura. Boa sorte!

6 – Qual é o tempo de duração de um processo de Coaching e quanto custa?

Normalmente um processo de coaching tem duração aproximada de 15 horas, dividido em sessões de no máximo 1h.30min., com encontros entre 15 a 20 dias e com duração máxima de 6 meses. O processo de coaching tem início, meio e fim.

Existem vários valores praticados no mercado, o coach pode cobrar por processo ou por sessão, cada sessão pode estar entre  300,00 a 1500,00 reais dependendo do coach a ser contratado.

7 – Qual diferença entre certificação em coach e processo de coaching.

O processo de coaching foi explicado anteriormente “o que é Coaching” e funciona para uma pessoa ou equipe que quer atingir uma meta, onde existe um coach de um lado e uma pessoa ou uma equipe do outro lado.

A certificação em coach é um curso onde você vai aprender a ser coach e ter uma certificação de coach e poderá trabalhar como coach, tanto isoladamente no seu próprio negócio ou usar as técnicas de coach para sua própria profissão, Diz Jack Whelch: “No futuro os profissionais que não forem coaches não serão interessantes para o mercado de trabalho”

8 – Qual escola contratar para uma certificação de Coach?

Peça indicações de outros coaches. Conheça os estilo que o coach trabalha, os cases deste coach e peça indicações a ele ou eles.

Dê preferencia a certificações reconhecidas internacionalmente, assim sua certificação será reconhecida em qualquer lugar do mundo, caso haja alguma oportunidade internacional você será certificado lá fora também.

Fique atento em quem desenvolveu a metodologia, pesquise sobre a vida do desenvolvedor da metodologia, com certeza você encontrará vários cases sobre a pessoas e por onde ele já passou. Quanto mais bagagem vivencial este desenvolvedor tiver mais séria será a metodologia.

Eu indico metodologias de Joseph O’Connor e Tim Gallwey

 

Cristina Gomes

 

http://upwomen.com.br/elas-sao-up/2066/revelando-liderancas-com-coaching-cristina-gomes/

Sem comentários
Postar um comentário