Planejamento estratégico: como planejar e estruturar seu projeto, sua equipe e os planos de ação
Empresas ágeis, aquelas que conseguem se manter em crescimento em um mercado altamente competitivo, perceberam que precisavam mudar seus processos, incluindo a forma como realizam o planejamento estratégico, para que eles não só acompanhassem mas impulsionassem uma nova velocidade na gestão.
Hoje, mais do que nunca, é preciso se transformar muito rápido para que os resultados sejam exponenciais. A capacidade de adaptabilidade das organizações está mudando, o que exige um formato de planejamento estratégico mais flexível e multidisciplinar.
Se antes, o planejamento estratégico era visto por muitos apenas como um documento repleto de análises e considerações dos objetivos futuros da empresa, atualmente, ele pode ser visto como um grande aliado no acompanhamento de ações e resultados. Ele é o verdadeiro comunicador e orientativo do “para onde vamos”.
E mais do que isso, o planejamento estratégico também deve ser a ferramenta utilizada nos momentos de transformações que mencionamos acima. Se o cenário muda ele deve ser consultado e até mesmo reestruturado.
O que nos traz uma importante reflexão: se é preciso ser ágil como reestruturar esse planejamento se necessário, já que isso não é algo nem tão rápido e nem tão simples assim de se fazer?
Através do acompanhamento constante dos objetivos, metas e estratégias. Foi assim que nasceu, por exemplo, a metodologia dos OKRs (Objectives and Key Results), criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove e que ficou conhecida no mundo todo quando em 1999 um dos investidos do Google, John Doerr, a apresentou para os poucos funcionários (na época) da empresa e passou a utilizá-la.
O efeito de tudo isso? O método suportou o crescimento do Google, que foi de cerca de 20 pessoas (1999) para mais de 60 mil (atualmente), provando que os OKRs podem ser utilizados tanto por pequenas quanto por grandes empresas.
Em resumo, a fórmula dos OKRs para definir metas e que pode ser utilizado no processo de planejamento estratégico é:
“Eu vou” (objetivo) → “medido por” (conjuntos de resultados-chave).
Os objetivos (O) são uma declaração concisa da direção desejada pela empresa. A metodologia diz que “um bom objetivo deve ser devidamente descrito para que as pessoas possam imaginar o quão impactante serão alcançá-lo”.
E os resultados-chave (KR) são as metas com impacto direto no atingimento do objetivo caso sejam realizadas com sucesso.
Os objetivos são qualitativos e os KRs (na maioria das vezes entre 2 e 5 para cada objetivos) são quantitativos. Uma excelente e rápida forma de identificar se a empresa está de fato indo de encontro aos resultados esperados por ela.
Não é de hoje que o planejamento e execução das estratégias empresariais são alguns dos principais desafios das organizações. Ter estratégias bem consolidadas é fundamental para o funcionamento da organização e para garantir sua desenvoltura operacional. Metodologias como a dos OKRs têm muito a contribuir com esse processo.
Equipe: a peça-chave de um bom planejamento estratégico
A presença da equipe é fundamental não só na execução de um bom planejamento estratégico, como também para que ele faça sentido para a empresa. Mantê-la reunida durante esse processo ajuda na externalização de quais serão essas estratégias.
A falta de alinhamento dentro das organizações é uma grande causadora de desengajamento e baixa produtividade, podendo levar o negócio a estagnação.
Para que a empresa mantenha-se em crescimento, o entendimento de todos os colaboradores sobre suas estratégias é indispensável. As equipes (sejam elas de diferentes departamentos) devem saber responder questões como:
- Quais são as prioridades da empresa hoje?
- O que eu estou fazendo para atingir os objetivos da organização?
Algo que terão a compreensão se forem envolvidas durante o planejamento estratégico.
É muito provável que nem todos (principalmente no caso de grandes empresas) conseguirão participar de forma direta desse planejamento, mas eles devem ser ao menos, envolvidos e sempre, comunicados.
Planos de ação efetivos são planos de ação executados em conjunto
Para que os planos de ação do planejamento estratégico de uma empresa sejam o mais efetivos possíveis, mais uma vez é preciso envolver a todos. Basta escolher de uma a três variáveis, por exemplo, que podem ser executadas em equipe.
Essas variáveis estão dentro dos objetivos (que podem ser de aprendizagem ou performance) e que serão executadas por pessoas de diferentes funções. Quanto mais multidisciplinar for o time, maiores as chances de boas ideias surgirem.
Vamos exemplificar:
Suponha que um dos objetivos é aumentar o faturamento em 100%. De que forma colaboradores do comercial, financeiro, marketing, podem trabalhar juntos para que ele seja alcançado? Qual será o plano de ação determinado por eles? Quais as pequenas ações durante o processo?
Manter vários colaboradores focados em uma mesma variável torna o objetivo mais fácil de ser alcançado (pela quantidade de ideias) e o plano de ação mais bem executado.
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