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A verdadeira importância do trabalho em equipe

O trabalho em equipe surge em nossas vidas ainda na infância. Nas brincadeiras do colégio ou os com os amigos na hora do lazer, formamos times para vencer o adversário e alcançar um propósito comum.

Por mais inocentes que sejam as brincadeiras da infância, é exatamente nesse período tão importante de nossas vidas que temos o primeiro contato com aquilo que significa grupo.

Nessa fase, alguns já conseguem entender a importância de uma equipe e outros têm uma grande dificuldade. Para esses últimos, é preciso dizer que esse assunto deve ser superado.

Atualmente, saber lidar com um grupo e a trabalhar em equipe tem sido exigido como competência por muitas empresas, e se você tem o objetivo de prosperar em sua carreira profissional, então, precisa saber sim trabalhar em equipe.

Veja a verdadeira importância de trabalhar em conjunto e entenda o porquê de “juntos chegamos mais longe”.

O individualismo aniquila o trabalho em equipe

Todos querem um espaço para se destacar e um momento para que o líder olhe e diga “nossa, que trabalho incrível você acabou de fazer”. Um elogio assim pode ser entendido como uma oportunidade de promoção e ao mesmo tempo alimentar o individualismo.

Um bom líder sabe reconhecer cada bom trabalho de seus colaboradores sem que isso alimente nenhum tipo de individualismo. Então, não pense que o fato de você trabalhar em equipe vai prejudicar o seu crescimento dentro da empresa ou dificultar que você seja promovido. Muito pelo contrário.

A sua participação para o alcance de resultados com certeza será vista e valorizada, mesmo que em sua equipe existam outras pessoas. Portanto, não crie barreiras dentro de si, não seja individualista.

Nem você e nem seu colega ao lado são as melhores pessoas do seu time, cada um colabora com ele de uma forma diferente.

Cada um com a sua competência e todos juntos com a maior delas

Acabamos de falar que nem você e nem seu colega ao lado são as melhores pessoas da sua equipe de trabalho. Isso quer dizer que você tem suas incríveis competências e ele as dele. Mas, se vocês trabalharem juntos e somarem essas competências, então terão a maior delas: o resultado alcançado.

Neste exemplo, estamos falando de apenas duas pessoas. Agora imagine em um grupo de sete ou oito se todas as competências forem somadas. O resultado com certeza será incrível, não é mesmo?

Quando unimos nossas competências as de outras pessoas formamos uma equipe vencedora, onde cada um pode colaborar do seu jeito para que todos alcancem o mesmo bom resultado.

Objetivos comuns criam um sucesso comum

Para que um trabalho em equipe possa de fato acontecer e se desenvolver, é preciso que todos tenham objetivos em comum, e esses objetivos estão relacionados a missão, visão e valores da empresa.

Aqui, o papel do líder é fundamental, pois é ele o responsável por transmitir a mensagem de missão, visão e valores da empresa para a sua equipe.

Quando todos sabem aonde querem chegar, criam automaticamente objetivos comuns e trabalham em equipe para alcançar cada um desses objetivos, ou seja, para alcançar o sucesso comum.

Cada departamento tem dentro de uma empresa a consciência do que seria esse sucesso. Se todos forem capazes de realizar um bom trabalho com suas equipes, formando consequentemente, um bom trabalho em grupo de todas as áreas, com certeza os resultados dessa empresa serão de excelência.

Com objetivos claros todos seguem uma mesma direção. Aquela que aponta rumo ao sucesso.

Entender a importância do trabalho em equipe beneficia áreas diferentes de uma mesma empresa

Como falamos acima, se todos os departamentos exercem um bom trabalho em equipe, todas as áreas e toda a empresa é beneficiada, o que colabora inclusive para ricas trocas de informação.

Se todos os departamentos sabem trabalhar bem em equipe, então eles entendem a mensagem da importância de um grupo e colaboram uns com os outros.

Aqui, fica claro que equipe vai muito além daquelas sete ou oito pessoas da sua sala/departamento, equipe envolve os cinquenta ou quinhentos colaboradores da sua empresa.

Quando não alimentamos o individualismo, compartilhamos ideias com todas as áreas e permitimos que o todo cresça e se desenvolva junto.

O papel de todo bom líder é manter sua equipe unida

Pessoas podem até ter perfis parecidos, mas elas nunca serão iguais, por isso é comum que exijam conflitos.

Aqui, o papel do líder é fazer com que todos saibam a superar esses conflitos da melhor forma possível para que se mantenham unidos.

Conflitos nem sempre devem ser vistos como algo negativo, eles podem inclusive colaborar para o desenvolvimento da equipe, pois, são nos momentos conflituosos em que saem várias ideias e pontos de vista.

Por isso, é importante que o líder faça dessas diferenças (pensamentos, ideias, etc) uma grande somatória. Na verdade, essas diferenças criam milhares de possibilidades de caminhos que podem ser seguidos.

Quando tratamos esse momento com inteligência entendemos que ele é importante para que sejamos capazes de criar boas estratégias.

Em um momento conflituoso cada opinião tem o seu valor. É preciso que o líder instigue a sua equipe a aprender a refletir sobre alternativas que eles mesmos não concordem.

Se essa reflexão acontece, aquela alternativa pode ser lapidada e disso sair uma ideia ainda melhor. Por isso, é tão importante que todos se mantenham unidos.

Entendeu por que “juntos chegamos mais longe?”

Se você é líder, se inspire nesse texto para trabalhar ainda melhor com sua equipe. E se você deseja alavancar sua carreira, se dedique mais ao seu grupo. Com certeza você terá grandes aprendizados que podem colaborar para o seu desenvolvimento pessoal. Comece já!

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