asasdh

Como utilizar a LEGO® SERIOUS PLAY® em dinâmicas para gestão de pessoas

Garantir o bem-estar profissional, o desenvolvimento da equipe e individual do colaborador, faz parte do processo organizacional e é de responsabilidade de quem se dedica a gestão de pessoas.

Com o passar do tempo, essa responsabilidade se tornou um desafio ainda maior, potencializado principalmente pela presença de diferentes gerações em uma única empresa, quando não em um único departamento.

Se as diferenças culturais criavam barreiras no passado, atualmente são as diferenças comportamentais afloradas pelo distanciamento entre idades e consequentemente de vivencias que merecem atenção e cuidado por parte das lideranças.

A realidade é uma só: não há como fugir disso. Muito pelo contrário, é necessário aprender a lidar com esse fato, que em um futuro bem próximo será cada vez mais comum.

São muitas as questões que devem ser tratadas quando o assunto é gestão de pessoas. Porque, apesar das diferentes gerações e perfis comportamentais integrarem um mesmo time e desafiar líderes, esse ainda não é o único fator.

Quando falamos em equipe, qualquer diferença encontrada pode tornar-se uma divergência, influenciar na performance de suas atividades e na satisfação dessas pessoas, impactando diretamente os pontos que citamos acima: o bem-estar profissional, o desenvolvimento da equipe e individual do colaborador.

Como equipes são formadas por pessoas e todas as pessoas são diferentes uma das outras, o que deve ser feito é procurar formas de aproximar essas diferenças através, principalmente, da compreensão.

Afinal, é comum que em uma equipe um não concorde com o outro. Mas, é preciso que ao menos, todos se compreendam. Se escutem. Percebam o que há de positivo em suas individualidades.

Para fazer isso, uma estratégia a ser adotada é utilizar jogos, brincadeiras e dramatizações – as tão conhecidas dinâmicas. Essas atividades quando desenvolvidas em um ambiente descontraído, permitem que grupos discutam temas polêmicos.

Com as dinâmicas, os conflitos podem externados (sejam eles os individuais ou os que pertencem ao grupo) para que os participantes melhorem a percepção de si mesmos e consequentemente do todo, diminuindo os atritos, melhorando as relações estabelecidas e criando vínculos.

No fim das contas, são os ruídos que interferem. A base dos relacionamentos é a boa comunicação, que deve ser clara o suficiente para não gerar interpretações contrastantes e desentendimentos.

E para eliminar ou ao menos diminuir os ruídos na comunicação, a LEGO® SERIOUS PLAY® é ideal. Com essa ferramenta é possível criar várias dinâmicas que:

  • Incentivam o trabalho em equipe;
  • Aproximam a equipe de seu líder;
  • Instigam a confiança um no outro;
  • Melhoram o relacionamento da equipe;
  • Mostram a importância da cocriação;

Exemplo de dinâmica com a LEGO® SERIOUS PLAY®

Antes de tudo, é importante destacar que dinâmicas em grupo podem ser utilizadas para responder objetivos específicos, ou seja, resolver situações. Por isso, antes de iniciar uma dinâmica saiba quais são os problemas de sua equipe.

Para dinâmicas que envolvem a LEGO® SERIOUS PLAY® contrate um facilitador certificado, pois ele o ajudará a entender o que está acontecendo naquele momento, e será capaz de conduzir com o seu apoio à atividade que trabalhará em cima dos aspectos necessários.

Vamos supor que o problema da sua equipe seja exatamente a comunicação. Então:

  • 1: solicite que cada um monte um objeto com as peças da LEGO. Pode ser uma torre, por exemplo. Depois, deixe que cada participante conte a história da sua torre. O que ele priorizou na hora de construí-la?

Esse momento proporcionará