asasdh

Liderança com a LEGO® SERIOUS PLAY®

Desenvolver ou aperfeiçoar líderes não é uma tarefa fácil, isso porque a liderança não representa apenas um cargo, mas sim, e principalmente, um comportamento.

Liderar significa encontrar maneiras de melhorar o desempenho: de um colaborador individualmente, da equipe como um todo, dos resultados esperados.

E seja de uma equipe grande ou de uma equipe pequena aplicar e exercer uma boa liderança sempre será um desafio.

Você acredita que em sua empresa existe alguém que seja referência no quesito liderança? O que essa pessoa faz? E sobretudo, como ela age? Porque como dissemos acima, liderança está muito mais atrelada a um comportamento.

Se você tem o privilégio de contar com alguém que seja referência e liderança, imagine ter mais pessoas como essa sua referência? Ou, se você não tem, imagina o quão incrível seria ter?

Não somos apenas nós que estamos propondo essas reflexões. Muitas empresas e consultorias também se fizeram essa pergunta para desenvolver métodos que fossem capazes de auxiliar no desenvolvimento de lideranças. E uma dessas empresas foi a LEGO®.

Nossos últimos textos mostraram a você como a LEGO® deixou de ser um brinquedo de montar e se tornou uma importante ferramenta de gestão através da LEGO® SERIOUS PLAY® (LSP). E adivinhe… sim, essa metodologia também pode ser aplicada para aperfeiçoar lideranças dentro de sua empresa.

A LEGO® SERIOUS PLAY® ajuda a alinhar expectativas

Um grande problema das lideranças atuais é alinhar expectativas. Muitas vezes, líderes acreditam que não estão conseguindo alcançar os resultados esperados, pois:

  • Não possuem uma equipe de alta performance;
  • Não estão conseguindo direcionar as atividades certas para as pessoas certas;
  • Não conseguem encontrar maneiras de motivar e engajar o time;
  • As pessoas não se esforçam e nem se comprometem o quanto deveriam.

Acontece que muitas vezes o problema não está no time e sim em como as coisas estão sendo pedidas ao time. Será que todos conseguem entender as expectativas do líder?

Ser claro, conciso e objetivo na comunicação requer treino. Às vezes achamos que falamos de modo que todos pudessem entender a mensagem, mas na verdade, os ruídos foram muito maiores.

A LEGO® SERIOUS PLAY® é dividida em etapas e a primeira é: lançar a pergunta. Falar qual é o problema de forma concisa e objetiva.

Quando todos estão prestando atenção no que está sendo dito e quando o líder se prepara para dizer, ou seja, para lançar o problema/o questionamento, os ruídos são evitados. E isso deveria ser feito diariamente.

Exercício

A eficiência da LEGO® SERIOUS PLAY® está no fato de tornar os problemas palpáveis. Com as peças os colaboradores sugerem soluções tridimensionais e assim ampliam seus conhecimentos.

Existem diversas formas de praticar a liderança com a LEGO® SERIOUS PLAY®. Veja agora um exemplo:

Passo 1: Divida os colaboradores em grupos de 4 a 7 pessoas. Ofereça a cada grupo dois conjuntos que tenham pelo menos 10 blocos de LEGO®. Antes de iniciar o exercício, você deve montar um objeto simples (como uma casa) com um dos conjuntos de blocos.

Passo 2: Determine cargos. Atribua um líder, um delegante, um construtor e uma pessoa responsável por realizar todas as anotações. Esta última pessoa terá a função de observar e documentar como todos os outros se comportam durante a atividade, e pontuar o que funcionou e quais foram os momentos em que os participantes cometeram erros.

Passo 3: Tenha cuidado e entregue ao líder o item que você montou; é importante que apenas ele veja o objeto. Em seguida, marque 10 minutos no relógio. Quando a atividade começar, o líder passará instruções ao delegante sobre como o construtor deve montar uma réplica exata deste objeto. Lembre-se de que o delegante não deve ver o objeto e o construtor não deve ouvir essa conversa.

Passo 4: O delegante ouve o que foi dito e, em seguida, dirige-se ao construtor para repetir as instruções do líder. O delegante pode voltar a conversas com o líder quantas vezes achar necessário respeitando o prazo de 10 minutos.

Passo 5: O construtor usa os outros conjuntos de blocos para construir exatamente o mesmo objeto que o líder pode ver, tendo apenas como orientação as instruções passadas pelo delegante. Ah! E o delegante não deve ver o objeto durante a construção.

Passo 6: Após os 10 minutos, compare o objeto do líder com o do construtor e confirme se eles são parecidos. Discuta o que foi frustrante ou fácil durante o processo e converse sobre o que cada pessoa faria de forma diferente para obter resultados melhores da próxima vez.

O objetivo desta atividade de liderança é fazer com que os colaboradores compreendam como a comunicação clara é essencial para que a equipe tenha melhor produtividade e os resultados alcancem as expectativas.

Lembra que repetimos duas vezes ainda no início desse texto que liderança é muito mais uma questão comportamental? Não fizemos isso à toa. Com um exercício proposto dessa forma e utilizando a metodologia da LEGO® SERIOUS PLAY®mostramos o quanto isso faz sentido.

Liderar não é apenas analisar o que a equipe está fazendo de errado, é também tentar fazer o certo, e melhorar a comunicação alinhando expectativas já é um bom início.

*Para aplicar exercícios com a LEGO® SERIOUS PLAY®é muito importante que você tenha um facilitador qualificado. A Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY®no Brasil. Entre em contato conosco e veja o quanto essa importante metodologia pode te auxiliar em seus negócios.

Sem comentários
Postar um comentário