asasdh

Empreendedorismo com a LEGO® SERIOUS PLAY®

O que é preciso para empreender? Uma boa ideia? Vontade de fazer acontecer? Ou coragem para enfrentar um novo momento? Você tem um palpite? Pense um pouco.

A verdade é que a resposta para o empreendedorismo não mora apenas em uma dessas perguntas, mas sim no contexto que envolve todas elas. E a junção de cada um desses questionamentos traz à tona que para empreender é preciso do todo: uma boa ideia. Vontade de fazer acontecer. Coragem para enfrentar um novo momento e o mais importante, ter uma visão ampla e estratégica de tudo isso.

Porque, no fim das contas, o essencial é ter uma ideia clara do que você quer entregar, colocar isso em prática e estar disposto a fazer adaptações ao longo do caminho, se necessário for.

Exercício Manual + Exercício Cerebral = Melhor Retenção da Informação e Aprendizagem

Isso quer dizer que a união desses dois fatores nos ajuda a enxergar as situações de forma clara. Pesquisas recentes apontam que 70% do conhecimento profissional é adquirido por meio da experiência.

Às vezes temos algumas ideias e insights que consideramos excelentes e, depois de algum tempo, simplesmente apagamos esses pensamentos da memória. Ou, anotamos eles cuidadosamente em um caderno e deixamos de lado, fazendo com que mais uma vez sejam esquecidos. E isso no contexto de um plano individual.

Mas, quando estamos no mundo corporativo, sentados em uma mesa de reunião com outras pessoas, por exemplo, essa questão fica ainda pior. O cenário mais comum é: em reuniões semanais gerenciais todos trazem problemas e situações para dividir. É claro que todos têm diversos assuntos para abordar, e a confusão ao falar é tanta que muitas vezes as pessoas saem com uma ata de reunião bem redigida e poucas ideias criativas e eficientes.

Isso porque,apenas 20% das pessoas falam. E às vezes aquela pessoa que poderia trazer uma boa solução acaba se esquecendo ou não conseguindo definir sua argumentação de forma estratégica.

E o que isso tem a ver com empreendedorismo? Tudo!

A LEGO® SERIOUS PLAY® permite que diversas atividades experienciais sejam propostas através da utilização das peças desse “brinquedo”, que há tempos é visto como uma importante ferramenta de gestão.

Os participantes dessas atividades constroem modelos (estratégias, soluções, novas propostas) com as peças da LEGO®.

Com um auxílio de um profissional capacitado é possível que sejam aplicadas diversas dinâmicas que mostram por exemplo, como o negócio interage com o mercado, facilitando o entendimento do empreendedor.

Materializar para Entender e Empreender

A LEGO® SERIOUS PLAY® propõe o pensamento criativo como cultura organizacional. Divida em quatro etapas, a metodologia permite que histórias sejam contadas em um mundo imaginário, com a vantagem de um objeto tridimensional, moldável e palpável para representar o pensamento.

Lembra quando falamos no início desse texto que para empreender é preciso do todo: ter uma visão ampla e estratégica, além de uma ideia clara do que você quer entregar, colocar isso em prática e estar disposto a fazer adaptações ao longo do caminho, se necessário for? Então, a LEGO® SERIOUS PLAY® traz exatamente essa aplicabilidade:

  • Aprenda a se relacionar com o cliente: não importa o segmento e nem se a sua empresa oferece produtos ou serviços, toda empresa tem clientes. Com a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® é possível simular a experiência do cliente, analisando inclusive o ponto de vista dele em relação à empresa. Assim, aquilo que era suposição se transforma em algo concreto através da observação do que todos consideram como o comportamento do cliente;
  • Tenha em mãos um protótipo: a LEGO® SERIOUS PLAY® permite que um protótipo seja criado através de ideias. Aqui é interessante que todas as pessoas envolvidas com o negócio participem, mesmo que sejam muitas – elas podem ser divididas em equipes. Quanto mais ideias e mais protótipos forem criados, mais informações serão absorvidas, possibilitando o entendimento estratégico desses fatores;
  • Saiba como desenvolver suas vendas: aqui, é possível esclarecer como será o processo de vendas. Com atividades assim, os envolvidos podem ser instigados a imaginar qual é o ponto de vista do cliente em relação ao protótipo (que nada verdade representa uma ideia ou solução) e assim observarem pontos importantes;
  • Custos versus benefícios: quais os benefícios que esse protótipo pode trazer a você? E os custos? Considerando a ideia do cliente sobre ele, é melhor continuar com esse protótipo ou criar um novo?
  • Otimizar ações de trabalho: discussões permitem reflexões para que mais adiante sejam estruturas as estratégias. Quando pensamos estrategicamente nos pontos de um negócio conseguimos enxergar soluções que otimizem ações, por exemplo. Otimizar significa ganhar agilidade e efetividade em tudo o que for fazer.

Viu só quantos esclarecimentos importantes a LEGO® SERIOUS PLAY® é capaz de proporcionar? E ainda existem muitos outros. Essa metodologia é altamente aplicável para que seja materializado o cenário estratégico do negócio. Ponto muito importante na hora de empreender.

A LEGO® SERIOUS PLAY® faz com que pessoas joguem, imaginem, construam e compartilhem ideias, sem dúvida uma ferramenta que vale a pena ser aplicada em diversos momentos da vida de um negócio.

Para aplicar exercícios com a LEGO® SERIOUS PLAY®é muito importante que você tenha um facilitador qualificado. A Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY®no Brasil. Entre em contato conosco e veja o quanto essa importante metodologia pode te auxiliar em seus negócios.

Sem comentários
Postar um comentário