Você vende algo todo dia
Você vende algo todos os dias! Você vende produtos ou serviços, suas realizações, competências ou habilidades, personalidade, conhecimento ou idéias. Praticamente qualquer pessoa pode ser seu cliente: seja um investidor ou CEO de uma empresa que você ofereceu os seus produtos, ou um empregador que você aplicou para se trabalhar. É por isso que é importante para você desenvolver sua competência de comunicação e de construir a sua própria marca. Existem inúmeras ferramentas psicológicas práticas que você pode usar para fazê-lo!
Aqui está um punhado das atuais tendências de vendas:
1) 90% de todas as decisões de compra são feitas por mulheres. Algumas agências de publicidade se especializam em comunicação apenas para as mulheres.
2) 70% de todas as decisões de compra são baseadas em normas sociais, o que significa que elas são baseadas naquilo que outros consumidores semelhantes fazem.
3) Venda é uma das áreas em maior desenvolvimento na vida: é uma área onde não há espaço para fingimento, onde o corpo está ligado com a mente, onde o desenvolvimento emocional, social e intelectual precisam ser promovidos.
4) Os brasileiros são vendedores passivos (o que significa que esperam clientes na loja). Como resultado, a venda ativa não tem rival no momento, e, ao mesmo tempo, enfrenta fobia social. Por exemplo, na praça de alimentação de um restaurante em um shopping nos Estados Unidos, muitas vezes você pode encontrar o cozinheiro em pé na frente de seu restaurante, oferecendo as pessoas experimentar a comida. No Brasil, é muito incomum, embora seja simples e prático (a regra da reciprocidade, a regra de amostra grátis, etc.). Historicamente, a venda foi considerada no Brasil, em sua maioria por membros preguiçosos da nobreza, como uma ocupação inferior. É por isso que o Brasil está perdendo competitividade no mercado global de hoje.
5) Vender é atualmente a sexta habilidade mais importante esperada pelos empregadores. Minha expectativa pessoal é que isto se tornará uma das principais habilidades mais procuradas em alguns anos.
6) O futuro da venda é contar histórias e o marketing de conteúdo. Venda técnica e persuasiva e venda com base em manual se tornarão coisa do passado.
Encorajo todos vocês para aprender a vender. Vender é uma profissão do futuro.