asasdh

Criatividade a LEGO® SERIOUS PLAY®

Criatividade tem sido a palavra-chave de grandes empresas. Atualmente, procura-se por soluções criativas e claro, por pessoas que sejam criativas o suficiente para desenvolver essas soluções.

Alguns relacionam a criatividade à produção de materiais. Isso quer dizer que é comum esperar por designers e publicitários criativos. Profissionais que diariamente estão desenvolvendo novas ideias e têm o desafio de serem inovadores quase que diariamente para surpreender com suas criações.

Mas, vamos refletir: são apenas esses profissionais que desenvolvem novas ideias, que precisam ser inovadores e têm o desafio de surpreender?

Qual a sua profissão? O que você desenvolve no seu trabalho?

A verdade é que tanto um designer ou um advogado, um publicitário ou um economista, criam diariamente. Todos nós criamos diariamente.

As funções, ferramentas e o propósito de cada profissão são diferentes. Cada um executa uma atividade com um objetivo, mas… todos nós precisamos:

  • Encontrar soluções para problemas;
  • Descobrir maneiras diferentes de fazer a mesma coisa para otimizar o tempo;
  • Produzir mais usando menos recursos financeiros.

E isso também exige criatividade. Não apenas a produção de materiais, como dissemos no início do texto. Por isso, se você ainda relaciona a criatividade à ideia de que só é criativo quem é capaz de fazer um belíssimo desenho em aquarela em uma folha de papel, então é hora de descontruir esse pensamento.

A grande verdade é que qualquer pessoa pode ser criativa e para liberar a sua criatividade basta apenas ter os estímulos corretos.

Ser criativo é muito mais do que um dom natural, é algo que pode (e deve) ser desenvolvido com o tempo. E para auxiliar nesse desenvolvimento, existem diversas ferramentas, como é o caso da LEGO® SERIOUS PLAY®.

O bloqueio da criatividade vem do medo do julgamento

Crianças são tão criativas porque não têm medo da crítica. A todo instante são capazes de trazer à tona novas ideias e invenções.

Quando nos tornamos adultos, desenvolvemos o medo da repreensão por compartilhar uma nova ideia. Exatamente porque sabemos que o novo pode causar estranhamento pelo fato de ainda ser um elemento desconhecido.

No fim das contas, esse sentimento só acaba nos atrapalhando. Pois, muitas vezes perdemos a oportunidade de compartilhar algo inovador e capaz de solucionar diversas situações.

Com a utilização da LEGO® SERIOUS PLAY® durante reuniões, por exemplo, as pessoas se sentem mais à vontade para falar. As peças de montar são quase um retorno à infância, onde tudo fica mais leve, mais fácil de ser dito.

Assim, todas as ideias são compartilhadas. O medo da crítica desaparece pouco a pouco, e todos têm abertura e se sentem confiantes para falar aquilo que acreditam. Daí, surgem os grandes insights. Os grandes e valiosos insights.

Construir com peças para gerar novas ideias

A proposta da LEGO® SERIOUS PLAY® é que os participantes sejam capazes de criar soluções através de um modelo construído com os blocos de montar. Quando essas soluções são construídas com as peças da LEGO®, cada um faz uma introspecção muito grande para criar a sua solução.

Com a introspecção, um raciocínio mais detalhado é desenvolvido, e o participante é capaz de levantar vários questionamentos para si mesmo. Nesse momento, ele pode criar alternativas melhores para o problema em questão e é capaz de gerar novas ideias. Assim, ele visualiza uma quantidade maior de possibilidades para a resolução de um único problema.

E se as peças da LEGO® podem ser montadas e desmontadas ao mesmo tempo em que novos pensamentos são criados, isso quer dizer que esse processo permite que antigos paradigmas de pensamentos sejam quebrados.

O processo de cocriação ajuda na criatividade individual

Na terceira etapa das dinâmicas que envolvem a LEGO® SERIOUS PLAY®, os participantes (todos) apresentam suas soluções/protótipos ao grupo. Neste momento, abre-se um espaço muito importante para a cocriação.

No instante em que um indivíduo compartilha o seu pensamento com o grupo, todos discutem sobre ele e a ideia se transforma em uma solução ainda mais completa. E, quando um adulto percebe que sua ideia está sendo ouvida e reconhecida pelos seus colegas, ele tende a criar mais.

Isso porque aquele medo do julgamento e da rejeição é perdido, mais uma vez, e ele se sente mais aberto a falar, deixando de limitar a sua imaginação.

Além disso, criar em equipe faz com que todos se escutem. Ouvir experiências e pontos de vistas de outras pessoas traz referências para as criações individuais, aumentando e desenvolvendo assim a criatividade de cada um.

*Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO®SERIOUS PLAY®no Brasil. Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa importante ferramenta!

Sem comentários
Postar um comentário