asasdh

Desenvolvimento de pessoas com a LEGO® SERIOUS PLAY®

Desenvolver pessoas não é uma tarefa fácil e faz parte de qualquer cargo, segmento ou perfil de gestão empresarial. Isso quer dizer que seja para um líder em particular, ou para uma empresa como um todo, o desenvolvimento de pessoas está presente no cotidiano corporativo e deve ser visto como um assunto de grande importância.

Uma tendência muito presente no mundo corporativo é fazer mais com menos. O foco principal tem sido gerar resultados de alta performance. E só é possível gerar resultados de alta performance, com times de alta performance. Afinal, uma empresa nunca é analisada individualmente. Quem a faz funcionar com alta performance ou não, são as pessoas que fazem parte dela.

E com essa tendência, gestores tem se questionado cada vez mais sobre: como desenvolver pessoas da forma mais eficiente possível e garantir que o negócio se desenvolva junto?

Já podemos adiantar que, mais uma vez, a LEGO® SERIOUS PLAY® aparece como solução ideal.

Antes de desenvolver é preciso compreender

Muitas empresas nunca pararam para analisar e compreender quais pontos precisam ser desenvolvidos nos membros de suas equipes para que elas alcancem o resultado performático esperado. Ou ainda, aquelas que já fizeram essa reflexão, muitas vezes têm algumas inseguranças e dúvidas de como prosseguir e estruturas as suas ações.

A LEGO® SERIOUS PLAY® é divida em 4 etapas, que resumidamente:

  1. Exploram um problema;
  2. Permitem que todas as pessoas envolvidas na discussão participem (ou seja, quanto mais ideias compartilhadas, mais estratégias podem ser criadas);
  3. Criam soluções materializadas para esse problema (possibilitando que essas soluções sejam testadas através de um protótipo);
  4. Desenvolvem um pensamento compartilhado entre essas pessoas (quebrando paradigmas do pensamento).

É muito mais fácil que análises profundas sejam feitas e ideias compreendidas. Todo esse processo cria uma oportunidade para que as pessoas se envolvam em uma forma altamente visual e interativa de pensar, planejar e até mesmo testar com riscos limitados.

Por isso, perguntas como: o que posso melhorar em minha equipe para que todos caminhem juntos em um mesmo ritmo? Ou, o que é necessário desenvolver em determinadas pessoas? Podem ser além de esclarecidas, já desenhadas de forma estratégica com ações pontuais, trazendo muito mais segurança e assertividade.

Nada melhor do que a prática e a experimentação para desenvolver pessoas

A LEGO® SERIOUS PLAY® traz a prática e a experimentação como método de aprendizagem. Além disso, o fato de as pessoas estarem mais relaxadas quando brincam com suas ideias utilizando as peças da LEGO®, colabora ainda mais com esse processo de desenvolvimento.

Usar ferramentas externas como metáforas para testar o conhecimento dentro de uma nova estrutura, cria novos modelos mentais de uma forma mais rápida e com mais confiança.

Isso quer dizer que a partir do momento em que as pessoas criam soluções utilizando os blocos de montar da LEGO®, elas também estão criando novos modelos mentais e quebrando paradigmas dentro de si mesmas.

É muito mais efetivo para o desenvolvimento de pessoas procurar por experimentações onde o conhecimento do mundo real pode ser aplicado/utilizado (como a LEGO® SERIOUS PLAY® permite), ao invés de manter os padrões tradicionais onde essas pessoas são aprendizes passivos que só recebem informações.

Colocando o conhecimento em prática, o entendimento por parte dessas pessoas é melhor. E consequentemente, o desenvolvimento também.

O desenvolvimento em grupo é importante para o desenvolvimento individual

É comum pensarmos no desenvolvimento de pessoas e focarmos apenas no desenvolvimento individual de cada um. Mas, a verdade é que quando esse desenvolvimento acontece de forma coletiva, ele tem ainda mais a colaborar com cada membro da equipe em suas particularidades.

Além disso, quando falamos em desenvolvimento de pessoas no mundo corporativo, que atualmente foca em times de alta performance – como abordamos no início desse texto – é preciso garantir que todos estejam em uma mesma página e em um mesmo ritmo.

Dentro de um time é preciso que cada um entenda quais são suas funções e procure desenvolver isso, mas também, que entenda quais são os papéis desempenhados pelos outros. Quando esses assuntos são esclarecidos os conflitos e falhas na comunicação diminuem.

Visto que, a LEGO® SERIOUS PLAY® traz o conceito da discussão em equipe, onde um problema deve ser solucionado por várias pessoas, e todas participam para que um conjunto de ideias seja criado, é possível fazer através disso que os membros percebam e valorizem suas próprias ideias e as ideias de seus colegas.

Dessa forma, é mais fácil garantir que todos consigam visualizar as funções uns dos outros e como cada um pode colaborar com o todo. Esse sentimento de colaboração diminui os conflitos, melhora a comunicação e colabora para o desenvolvimento do time, seja no individual de cada um, ou no coletivo para que todos estejam em um mesmo ritmo.

Pessoas que se sentem vistas, ouvidas e entendidas, são mais propensas a estarem mais abertas a novas ideias, novos conceitos e consequentemente, melhoram o seu desenvolvimento pessoal. Assim, novos entendimentos podem ser construídos, novas percepções são criadas, e sua performance pode melhorar cada vez mais.

Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY® no Brasil. Entre em contato conosco e saiba mais!

Sem comentários
Postar um comentário