asasdh

Planejamento Estratégico com a LEGO® SERIOUS PLAY®

Quando foi criada em 1996, pelos professores Johan Ross, Bart Victor e David Owens, junto ao executivo da LEGO®Robert Rasmussen, a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® surgiu exatamente a partir da necessidade de um novo processo estratégico. E essa necessidade partiu de Kjeld Kirk Kristiansen, presidente da LEGO® Group na época, que estava em busca de uma solução alternativa de planejamento estratégico para a própria empresa.

A LEGO® SERIOUS PLAY® tem como essência as teorias do construtivismo de Seymour Papert e Jean Piaget, que defendem que a construção da aprendizagem acontece por meio de ferramentas e interação. No fim das contas, o trabalho não resultou apenas em uma solução para a LEGO® Group, mas sim, se transformou em uma metodologia que pode ser aplicada a diferentes negócios.

Hoje, sem dúvida, a LEGO® SERIOUS PLAY® é uma das formas mais inovadoras e eficientes quando o assunto é planejamento estratégico.

Planejamento estratégico: item indispensável

Antes de abrir uma empresa, quando a empresa já está em funcionamento, não importa, o planejamento estratégico é sempre fundamental e essencial para o sucesso do negócio, seja em seu início, ou para mantê-lo ativo com bons resultados.

Para crescer é preciso planejar estrategicamente. Todas as tomadas de decisões precisam estar alinhadas ao futuro da empresa e só existe uma forma de fazer isso se concretizar… planejando.

Planejar significa pensar antes de agir. Consiste em colocar em um papel todos os planos da empresa e fazer importantes reflexões sobre o seu momento atual e o que se espera de seu futuro. Tudo precisa estar devidamente alinhado.

Refletir questões como: quem somos? Qual a nossa missão? Qual a relevância do nosso negócio para o mercado? Aonde queremos chegar com o nosso negócio? Trazem respostas básicas na hora de desenvolver o planejamento da empresa.

E tão importante quanto olhar para dentro, é ter ciência e saber o que está acontecendo lá fora, que pode impactar de alguma forma os negócios. Tudo precisa ser colocado no papel.

Como tornar o planejamento estratégico tangível?

Quando empresas criam o seu planejamento estratégico e colocam em um papel importantes reflexões e pontuações para o sucesso de seus negócios, elas encontram muitas vezes uma dificuldade: visualizar tudo isso.

Chegamos em um momento em que colocar apenas no papel não basta, é preciso trazer as ações discutidas para o “mundo real”, é preciso enxergar de que forma elas podem ser aplicadas para que a eficiência de cada uma delas seja testada.

Se o planejamento estratégico é fundamental e essencial para o sucesso do negócio, então ele precisa ser estruturado da forma mais assertiva possível. E para que ele seja assertivo, ele deve ser visto e analisado por todos os ângulos.

Para uma análise 360ºé preciso trazer tangibilidade, é preciso transformar o pensamento em algo palpável e com a LEGO® SERIOUS PLAY® isso é possível.

A partir do momento em que ideias se tornam um protótipo, elas passam a ser tangíveis e assim, fica mais fácil visualizar o pensamento e analisá-lo por diferentes ângulos. Dessa forma, as ações estratégicas são melhor exploradas.

O que a LEGO® SERIOUS PLAY® proporciona é que os cenários de ameaças, oportunidades, objetivos, metas e ações necessárias para reforçar o posicionamento e propósito das empresas sejam de fato visualizados e analisados. Com a construção desses cenários em 3D, competências são desenvolvidas, a criatividade é ativada e a verdadeira visão estratégica acontece.

Cenários em 3D proporcionam a chance de enxergar algo que possivelmente poderia dar errado e reformular o planejamento estratégico quantas vezes forem necessárias para que ele alcance a assertividade que comentamos anteriormente.

Ninguém faz planejamento estratégico sozinho

Outro ponto muito interessante de utilizar ao LEGO® SERIOUS PLAY® como ferramenta durante o planejamento estratégico da empresa é ser capaz de aumentar o envolvimento das pessoas que estão construindo ele.

Nenhum gestor cria um planejamento estratégico sozinho. Ele envolve diversas pessoas e até mesmo áreas diferentes de uma mesma empresa. Para que esse planejamento seja estruturado da melhor forma possível não basta apenas boas ideias, é preciso ter pessoas envolvidas e alinhadas para que a execução dele seja de fato efetiva.

Quando você tem um grupo de pessoas reunido discutindo um mesmo assunto e com foco total nele, como é a proposta da LEGO® SERIOUS PLAY®, a chance de potencializar boas ideias e lapidar pensamentos aumenta muito mais.

O envolvimento de um time é tão essencial na fase de planejamento estratégico quanto em todas as outras fases da empresa. Para alcançar os bons resultados é preciso ter inteligência ao planejar e também ter pessoas. Pessoas unidas e bem alinhadas.

 

*Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY® no Brasil e ajuda empresas com soluções customizadas utilizando essa importante ferramenta. Quer saber mais e como? Entre em contato conosco!

Sem comentários
Postar um comentário