asasdh

Processo de sucessão com a LEGO® SERIOUS PLAY®

Como já vimos, o processo de sucessão não é uma tarefa fácil, ele envolve um longo período de reflexão, estratégias muito bem estruturadas e muito, muito planejamento.

Sem dúvida, a sucessão empresarial não pode acontecer da noite para o dia e deve envolver muitas outras pessoas, para que traga os resultados mais positivos e assertivos possíveis.

Pesquisas recentes revelam que pouquíssimas empresas conseguem chegar à terceira geração de sucessores. Uma informação que nos faz refletir sobre: o que é realmente necessário para alcançar a longevidade empresarial?

Grandes nomes como Coca-Cola e Walt Disney Company conseguiram realizar tal feito. E qual será a fórmula mágica?

Não deve existir fórmula mágica, assim como outras empresas, os grandes nomes do mercado também encontram dificuldades, mas podemos afirmar que essas marcas têm algo em comum:

Elas procuram e investem sempre em soluções criativas. São marcas que carregam o DNA da inovação. E que ano após ano se fortalecem ainda mais no mercado alcançando a longevidade empresarial.

E uma excelente ferramenta que busca trazer soluções criativas para o negócio é a LEGO® SERIOUS PLAY®.

As peças de montar que antes eram vistas apenas como brinquedos, hoje são utilizadas como uma importante ferramenta para o processo de gestão empresarial. Elas aparecem nas reuniões de grandes corporações e são capazes de:

  • Melhorar a comunicação;
  • Facilitar o pensamento;
  • Quebrar o padrão do pensamento convencional;
  • Materializar ideias;
  • Auxiliar nos processos de análise e busca de soluções de problemas;
  • Promover discussões mais efetivas e produtivas, nas quais todos são ouvidos;
  • Criar um mindset;
  • Desencadear o pensamento criativo em prol da gestão.

Com todos esses benefícios, com certeza a LEGO® SERIOUS PLAY® também pode ser utilizada no processo de sucessão.

A LEGO® SERIOUS PLAY® é uma ferramenta prática e criativa capaz de auxiliar no processo de sucessão de forma completa

No texto anterior, você viu que o processo de sucessão pode gerar algumas dificuldades. Desde não ter a pessoa ideal no time para cumprir esse processo, a não ter a pessoa na empresa como um todo, ou sim, ter a pessoa ideal.

E independente da dificuldade, a pessoa a suceder terá que ser preparada. Mais um desafio que engloba esse processo.

A LEGO® SERIOUS PLAY®, que é uma ferramenta interativa com foco na resolução de problemas, pode ser aplicada em qualquer uma dessas dificuldades ou desafios.

Isso quer dizer que se a empresa ainda não identificou o sucessor, ou já estiver no processo de preparação dessa pessoa, a LEGO® SERIOUS PLAY®será efetiva. Isso porque uma importante característica dessa ferramenta é fazer com que pessoas esclareçam suas ideias, seus pensamentos e desenvolvam metas e ações que ficam imediatamente prontas para serem implantadas.

A escolha do sucessor, o conhecimento do sucessor, a forma como será passada a sucessão, os prazos, objetivos e acompanhamento da sucessão ficam muito mais fáceis de serem visualizados com a utilização das peças palpáveis e lúdicas da LEGO® SERIOUS PLAY®.

Com a LEGO® SERIOUS PLAY® é possível analisar todos os cenários

Se o processo de sucessão empresarial é um assunto delicado e deve acontecer com muito cuidado, então, para que os riscos sejam minimizados é preciso analisar todos os cenários.

Com a LEGO® SERIOUS PLAY® é possível trazer à tona assuntos e discussões onde todas as pessoas envolvidas sejam capazes de analisar os cenários e experienciar quais são as possíveis soluções e estratégias para cada um deles.

O facilitador da LEGO® SERIOUS PLAY®, que deve ser um profissional capacitado, como já citamos diversas vezes em nosso blog, pode sugerir um desafio a ser construído com as peças da LEGO® onde todas as pessoas envolvidas na discussão tenham que criar soluções para o desafio.

Quando falamos dos cenários que podem ser desencadeados em um processo de sucessão, vamos dos mais positivos aos mais negativos.

Isso quer dizer que o facilitador pode trazer à tona questões como:

  • Se esse sucessor tiver uma postura que leva a empresa a um cenário negativo, como será possível sair disso?
  • Ou, se o sucessor tiver um posicionamento que leve a empresa a um cenário muito positivo, aumentando o lucro por exemplo, e consequentemente o fluxo de trabalho, a empresa tem capacidade para isso?

É muito importante que todos os cenários sejam avaliados para que as estratégias já sejam desenvolvidas e os riscos minimizados. Assim, a empresa tem uma segurança maior e soluções criativas, para se preparar para esse processo de sucessão.

Os cenários de um processo de sucessão podem ser outros ainda, como: e se os colaboradores rejeitarem esse sucessor? Como podemos lidar com isso? Qual será a melhor forma e o melhor momento para esse sucessor assumir a empresa?

São infinitos os questionamentos, problemas e cenários que podem ser abordados. Assim como são infinitas as possibilidades e soluções que podem ser criadas através da utilização da LEGO® SERIOUS PLAY®.

Uma vantagem de utilizar essa importante ferramenta, é que quando falamos que soluções são criadas, também estamos falando que elas são materializadas. Já que as pessoas conseguem criar com as próprias mãos aquilo que imaginam que seja a melhor solução.

Com a materialização também há um melhor entendimento e consequentemente um aumento na facilidade de determinar e direcionar estratégias.

Com a LEGO® SERIOUS PLAY® é possível projetar uma visão de futuro

Quando falamos em processo de sucessão, também falamos em olhar para frente, enxergar o futuro, a longevidade empresarial, como citamos no início do texto.

Com a utilização dessa importante ferramenta, é possível que a empresa seja capaz de enxergar de forma tridimensional o que quer para o amanhã, como quer ser vista: tanto no mercado quanto pelos seus colaboradores.

E se a LEGO® SERIOUS PLAY® permite a construção palpável dessas estratégias, isso quer dizer que é possível ter uma visão 3D de todo o processo. Algo realmente muito valioso, pois dessa forma, as estratégias podem ser visualizadas e exploradas ao máximo.

Aqui, a empresa é capaz de criar soluções para a cada “e se…” que surgir ao longo da discussão, possibilitando assim, que seu planejamento futuro seja muito mais assertivo e diferenciado.

A LEGO® SERIOUS PLAY® traz conceitos intangíveis para o presente, onde ideias concretas podem ser testadas a as soluções podem ser alteradas conforme a necessidade.

O que acha de conhecer melhor essa ferramenta?

*Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY® no Brasil. Entre em contato conosco e saiba mais! 

Sem comentários
Postar um comentário