asasdh

Seleção de Talentos a LEGO® SERIOUS PLAY®

Alguns talentos são vistos de longe.  Pessoas que facilmente são capazes de demonstrar suas habilidades e competências e conquistar qualquer líder ou empresa.

Outros talentos são mais reservados, têm uma certa dificuldade em expor suas ideias para que suas competência e habilidades venham à tona em um primeiro diálogo, ou em um curto período de tempo em que estão sendo observados.

Encontrar esses primeiros talentos significa um dia feliz para a área de Recrutamento e Seleção. Mas, quando esses segundos que têm diversas competências e habilidades e uma certa dificuldade de se expressar escapam e passam desapercebidos, a empresa sai perdendo um excelente candidato.

Então, qual será a melhor forma para fazer com que todos os talentos sejam vistos? Melhorar as perguntas na hora da entrevista? Reestruturar o ambiente de forma que ele não seja tão intimidador?

Com certeza, esses pontos quando repensados podem colaborar positivamente para resultados melhores na hora de selecionar talentos. E existe uma forma de aplicar todos eles em uma única ferramenta, onde:

As pessoas conseguem se comunicar de forma mais eficaz, se envolver facilmente e discutir o assunto (neste caso, a seleção) com confiança e comprometimento.

Trata-se da LEGO® SERIOUS PLAY®.

Um jogo capaz de conduzir o diálogo de forma leve

Se tem um sentimento presente nos candidatos durante o processo de seleção, é a tensão.

Essa tensão muitas vezes é responsável por camuflar todo o potencial da pessoa que não consegue falar com segurança sobre si mesma.

É aí que suas habilidades e competências não ficam em evidência e o recrutador encontra uma grande dificuldade para reverter à situação.

Com a LEGO® SERIOUS PLAY®, esses pontos são facilitados, pois as peças de montar são capazes de conduzir o diálogo de forma muito mais leve.

A utilização das peças da LEGO® cria um ambiente lúdico, aberto, atrativo e informal. Dessa forma, a tensão do candidato diminui e pouco a pouco ele tem mais segurança para falar e consequentemente demonstrar o seu verdadeiro potencial.

Fácil de usar e muito menos intimidadora do que outras ferramentas utilizadas no processo de Recrutamento e Seleção, a LEGO® SERIOUS PLAY® é uma nova linguagem, onde cada um pode interagir facilmente e com liberdade.

Esse ponto sem dúvida beneficia empresas que serão capazes de selecionar talentos com muito mais qualidade e eficácia, e candidatos que terão a oportunidade de encontrar vagas que melhor se adequem a eles.

A metáfora ajuda na criação de ideias

Os blocos de montar da LEGO® são muito flexíveis para construir e representar sistemas, processos, cenários, projetos e ideias.

Através de metáforas pessoas se expressam e são entendidas com mais facilidade.

As dinâmicas e atividades desenvolvidas a partir da LEGO® SERIOUS PLAY®envolvem 4 etapas. Em uma dessas etapas as pessoas devem construir um modelo de solução utilizando as peças da LEGO®.

É um momento de muita reflexão e introspecção. Cada um vasculha em sua própria memória todo o seu background de conhecimento para encontrar a solução ideal do problema que foi lançado.

Em um processo de recrutamento e seleção, o recrutador pode, por exemplo, lançar um desafio comum da área na qual o participante trabalhará para que seja possível observar o seu desempenho.

Ou ainda, trazer essa questão para um aspecto mais pessoal, com o objetivo de entender melhor aquele candidato.

A partir do momento em que o candidato transforma o seu pensamento em uma solução tridimensional e palpável (metáfora), ele tem um maior esclarecimento de suas ideias para falar sobre elas, e o recrutador visualiza de forma mais eficiente seus pontos mais fortes ou aqueles que ainda precisam ser trabalhados.

A LEGO® SERIOUS PLAY® cria um ambiente onde as pessoas são permitidas a arriscar

Processos de recrutamento e seleção trazem a ideia de que o candidato precisa ter uma performance perfeita, sem falhas.

Mas, a verdade é que empresas e candidatos sabem que é quase impossível acertar 100% nas falas ou exposição de ideias em um momento como esse. Afinal, não existem pessoas perfeitas.

Essa ideia faz com que o candidato não se arrisque. E aqui quando falamos de se arriscar não quer dizer realizar uma ação com o risco de possivelmente gerar um efeito negativo. E nem realizar uma ação inconsequente, ou seja, não pensada.

O que a LEGO® SERIOUS PLAY® proporciona é um ambiente em que o candidato possa se sentir tão à vontade ao ponto de falar aquilo que acredita. Ele pode errar, refletir e se tiver uma nova percepção, pode discursar sobre um novo ponto de vista.

Com a LEGO® SERIOUS PLAY® o candidato constrói pensamentos. Ele pode falar abertamente sobre suas ideias para colher bons frutos de uma valiosa reflexão.

Esses dois pontos são muito importantes para que a empresa conheça de fato seu candidato e para que o candidato consiga expressar da melhor forma possível suas competências e habilidades.

Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY® no Brasil. Entre em contato conosco e saiba mais! 

Sem comentários
Postar um comentário